PB confirma 7 mortes por dengue e 28 por chikungunya em 2016, dia SES

A Paraíba tem 28 mortes confirmadas por Chikungunya e sete por dengue em 2016, de acordo com relatório divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde na segunda-feira (12). O número de registros chega a 108 mortes suspeitas de doenças causadas pelo arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya. Os dados são referentes ao período de janeiro até 24 de novembro.
Neste intervalo, ainda segundo o relatório, foram notificados 44.014 casos de dengue, um aumento de 66,40% em relação ao mesmo período de 2015, quando foram registrados 26.450 casos. Foram notificados ainda 20.501 casos de Chikungunya e 4.722 casos com suspeita de Zika Vírus.
“A sinalização de casos suspeitos é uma forma de manter os profissionais de saúde em alerta para o agravo, contribuindo para o desencadear das ações de assistência à saúde, vigilância epidemiológica e ambiental, que são imprescindíveis para o controle da doença no território”, disse a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega.
De acordo com Renata Nóbrega, para esclarecimento da causa morte e identificação do perfil dos óbitos, é necessário realizar as investigações no âmbito ambulatorial, domiciliar e hospitalar, utilizando o Protocolo de Investigação de Óbitos por Arbovírus Urbanos no Brasil (Dengue, Chikungunya e Zika), instituído pelo Ministério da Saúde no dia 13 de junho de 2016.

Related posts

Duas cidades da Paraíba entram em situação de emergência por causa da seca

Paraíba reforça segurança com mais de 7 mil profissionais durante feriado da Semana Santa e Tiradentes

Prefeitura recolhe peixes infectados e pede que população não coma pescado