Dança das cadeiras é tradição na Assembleia Legislativa da Paraíba

As negociações para que a suplente Eliza Virgínia (PSDB) assuma o mandato na Assembleia Legislativa já vem acontecendo há mais de um mês, mas o desfecho deve acontecer até o fim dessa semana. Escolhido para dar vez à suplente, o deputado Tovar Correia Lima (PSDB) afirmou que deve assumir o cargo de chefia do governo do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB).
A declaração deixou um novo dilema para o prefeito resolver na sua administração. É que o cargo desejado por Tovar já é ocupado por outro deputado licenciado, Manoel Ludgério (PSD) que vem a ser o mais votado na última eleição para a ALPB e esposo da presidente da Câmara Municipal campinense, Ivonete Ludgério (PSD).
Tradição – Na atual legislatura dois suplentes já tiveram, inclusive, a sorte de efetivar o mandato, que é o caso de Antônio Mineral (PSDB) e Jullys Roberto (PMDB). Eles assumiram a titularidade, pois os antecessores Dinaldinho Wanderley (PSDB e José Aldemir (PEN) foram eleitos prefeitos de Patos e Cajazeiras.
Desde o início da legislatura, que tinha como presidente o deputado Adriano Galdino (PSB), que acordos para beneficiar suplentes são feitos na Casa. O primeiro começou com a licença do deputado Trócolli Junior (Pros). Por determinações do Governo do Estado ele foi convocado para assumir uma secretaria estadual, cedendo a vaga para Olenka Maranhão (PMDB). O objetivo era garantir o apoio do PMDB ao governador Ricardo Coutinho. No momento em que a aliança foi rompida, Trócolli Junior retornou a Assembleia Legislativa e Olenka Maranhão perdeu o mandato. O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico do Estado, Raoni Mendes (Democratas), foi outro beneficiado.
No ano passado, deputados da base governista articularam para que o democrata ocupasse a vaga. A licença dos deputados Buba Germano e Ricardo Barbosa, ambos do PSB, proporcionou Raoni Mendes e Arthur Cunha Lima ocuparem as cadeiras. Raonificou no mandato até o início desse ano. Hoje é secretário executivo no governo.

Related posts

Prefeito, vice-prefeito e base política de Serra Branca declaram apoio ao deputado George Morais para 2026

Hugo Motta anuncia que urgência do PL da anistia não será pautada na Câmara

João Azevêdo assume comando do PSB na próxima segunda-feira