Governo contra-ataca e mostra números do Empreender Paraíba

Após a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) de suspender a concessão de empréstimos pelo Empreender Paraíba, o governo do Estado resolveu detalhar os números do programa. Este ano, a maior liberação de créditos foi para as propostas no setor do comércio. Ao todo, foram 553 liberações. A segunda maior concentração foi para o setor de serviços, sendo 346 beneficiados. Para os projetos no setor industrial, foram concedidos 243 benefícios. Já na Agricultura e Pesca, foram 52 propostas.
De acordo com a secretária Amanda Araújo, a suspensão do Empreender não prejudica o governo, e sim os paraibanos que dependem da iniciativa. Segundo ela, 600 pessoas estavam com empréstimos aprovados e em vias de aprovação e até o mês de dezembro receberiam os valores.
Amanda explicou também que, como qualquer iniciativa do poder público, todos os benefícios do Empreender Paraíba também têm a prestação de contas encaminhadas regularmente ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). “Anualmente, as contas do programa são submetidas ao TCE e até o momento, foram todas aprovadas”, lembrou.
O programa conta com 14 linhas de créditos, sendo Artesanato, Cultural, Juventudes, Motociclista Profissional, Mulher, Profissional Liberal, Cooperativas, Prefeituras e Inovação Tecnológica. O objetivo é priorizar a concessão de créditos para estimular a geração de emprego e renda na Paraíba, fortalecer a economia solidária, o microemprendedorismo individual, microempresário, empresário de pequeno porte, cooperativas de produção e Prefeituras paraibanas que pretendem viabilizar projetos para expandir o desenvolvimento econômico local.

Related posts

Adriano Galdino é reeleito presidente da Assembleia para o biênio 2025/2026

Vereador eleito deixa oposição e anuncia apoio ao grupo de Anna Lorena, em Monteiro

Prefeita Anna Lorena fecha acordo e define direção da Câmara de Vereadores para os próximos dois biênios