Vazão da transposição está sendo acompanhada em tempo real

A vazão das águas da Transposição do Rio São Francisco, na Paraíba, está sendo acompanhada em tempo real. Quatro plataformas de coletas de dados instaladas ao longo do curso do Rio Paraíba, informam, via internet, a quantidade de água que sai de Monteiro e chega no Açude de Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão.
O sistema está disponível ao público desde o inicio de outubro, e através dele, todos podem ter acesso a dados importantes da chegada das águas. No site, o gráfico mostra seis pontos diferentes, onde, em cada um deles, é possível acompanhar a vazão em metros cúbicos que está sendo disponibilizada no caminho das águas.
“Hoje o Governo do Estado, através da Aesa, monitora cada ponto do Rio Paraíba no trecho da transposição. Com isso nós temos as vazões saindo de Monteiro, chegando em Boqueirão, controladas em cada ponto. Hoje são 8 pontos, e no momento estão disponíveis 6 na internet”, explicou Alexandre Magno, gerente da Aesa-CG.
De acordo com os dados calculados pelo Ministério da Integração semanalmente, hoje está sendo liberado uma vazão de 5,76 m³ por segundo, um número considerado positivo, levando-se em consideração que houve um aumento da vazão nas últimas semanas.
Os dados ficam disponíveis no endereço da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), na opção vazão, na página inicial do site. Por aqui, a Aesa pode controlar também se existe um aumento ou não no numero de roubo de água, para que a fiscalização se intensifique na região.

Related posts

Governo reconhece situação de emergência em dois municípios do Cariri

AMCAP realizará nesta quarta Workshop sobre empreendedorismo, marketing digital e alta performance

Prefeitura de Sao José dos Cordeiros anuncia Festa para as Crianças