Representantes da Câmara Municipal de Camalaú participaram nesta quinta-feira (23), do ‘I Seminário Sobre Controle Interno na Administração Pública’, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. O evento aconteceu no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa.
O evento foi realizado em parceria com o FoccoPB – Fórum de Combate à Corrupção, voltado aos gestores municipais, secretários e assessores, e teve como finalidade estimular a criação de controladorias internas nos municípios e capacitar agentes públicos para essa função.
Da Câmara de Camalaú, estiveram presentes do Presidente da Câmara Municipal, Aluísio Júnior, a Auditora de Controle Interno à disposição da Câmara, Mirabelle Chaves, além da Auditora de Controle Interno do Município, Anaclessia Sousa.
Para um auditório lotado, o conselheiro André Carlo Torres falou da importância que representa o Processo de Acompanhamento da Gestão, implantado de forma inédita pelo TCE-PB, no início do ano passado, e que tem sido recepcionado pelos gestores, de forma permanente, por meio dos alertas expedidos pelo Tribunal de Contas durante todo o exercício, quando inconsistências são detectadas. “Essa é uma ferramenta importante para subsidiar o controle interno do município, que poderá, junto ao gestor, solucionar o problema e evitar um futuro processo”, observou o conselheiro.
André Carlo revelou aos presentes que na Paraíba, 40% dos municípios já contam com estruturas de Controle Interno, percentual que foi levantado no diagnóstico realizado pelo TCE e que já demonstra a preocupação de muitos prefeitos em melhorar a gestão pública. Enfatizou ainda que a transparência na administração deve ser permanente, sendo assim um dos pontos essenciais para a melhoria da gestão pública. “Quem administra com o Controle Interno estará caminhando para a excelência”, frisou ele.