Bombas da Transposição do Rio São Francisco voltam a ser ligadas

Após 15 dias, o açude Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão, deverá voltar a receber água da Transposição do Rio São Francisco nesta sexta-feira, 15. O bombeamento voltou a ser feito nesta quinta-feira, após ter sido suspenso pelo Ministério da Integração Nacional (MIN), e a chuva que vem sendo registrada na região ajudou na passagem da vazão até o manancial.
De acordo com o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Porfírio Loureiro, ontem estavam sendo bombeado 2,5 metros cúbicos por segundo. Ele explicou que esta é uma vazão maior que a realizada antes da paralisação do sistema. “Nós tivemos uma média de vazão de 1,89 m3/s por 70 dias de funcionamento da Transposição. Ainda está menor que o acertado, mas já está ótimo, já estamos muito felizes”, contou o presidente da Aesa.
Porfírio Loureiro informou que a vazão acertada com o Ministério da Integração Nacional (MIN) é 3,65 m3/s. “No dia 21 teremos uma reunião em Brasília e eu vou perguntar quando chegaremos a esta vazão”, acrescentou.

Ele ainda salientou que a chuva que a região do Cariri vem recebendo está fazendo com que a água da Transposição chegue mais rápido à Boqueirão. Isso porque todo o caminho já está encharcado e não tem terra seca para alimentar. Estão sendo registradas precipitações em toda região do Cariri e Agreste paraibanos, onde estão o Rio Paraíba (afluente de Boqueirão) e o açude de Boqueirão, respectivamente.

Related posts

Governo reconhece situação de emergência em dois municípios do Cariri

AMCAP realizará nesta quarta Workshop sobre empreendedorismo, marketing digital e alta performance

Prefeitura de Sao José dos Cordeiros anuncia Festa para as Crianças