6ª Conferência Municipal da Saúde de Sumé recebe grande público

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores, trabalhadores e servidores municipais participaram, em massa, da 6ª Conferência Municipal de Saúde que aconteceu nessa quarta-feira (3), às 08h, no Auditório Paroquial da Igreja Católica de Sumé.
O evento teve como objetivos debater, reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios/diretrizes do SUS como direito à saúde, universalidade, integralidade e equidade do sistema. Além de sugerir e elaborar propostas a serem apresentadas nas próximas etapas estadual e nacional.
Após o credenciamento dos participantes foi oferecido um coffee break aos convidados. Em seguida, a Filarmônica Maestro Antônio Josué Lima fez a execução dos hinos e promoveu alguns momentos com músicas. Na ocasião, o “Projeto Filhos da Dança” fez uma apresentação para o público presente.
As palestras apresentadas durante a 6ª Conferência Municipal de Saúde de Sumé foram interpretadas em libras através da professora do município, Clara Lucivânia.
A coordenadora geral da Conferência Municipal, Niedja Rodrigues, disse que o momento superou as expectativas dos organizadores. Segundo, ela, nesses espaços, os envolvidos com a questão se sentem partícipes de todo o processo, pois além de expor dúvidas/inquietações, inerentes à sua função, eles próprios pensaram em soluções e estratégias de melhorias para a área em todas as esferas de governo, levando em conta a realidade em que o País se encontra atualmente.
O palestrante, Jailson Vilberto de Sousa, médico e presidente do Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa, falou da importância da saúde perante à democracia no que diz respeito ao direito e à consolidação dos princípios e financiamento do SUS. Jailson disse ainda que ficou muito feliz em participar do evento sumeense. “O engajamento e o interesse do público aqui presente em relação ao tema proposto, reflete o compromisso de todos os envolvidos com a melhoria da saúde pública do município”, afirmou.
Além dele, a presidente do Conselho Paraibano de Secretários Municipais de Saúde (Cosemis), Lúcia Leal, a gerente da 5ª Região de Saúde, Ravena Farias e o professor, Francisco Sales Clementino, colaboram com os eixos temáticos da Conferência.
O prefeito, Éden Duarte, o vice Dró, as secretárias, Alessandra Regina (Saúde), Tanniery Lêla (Assistência Social) e Isca Viana (Obras), os vereadores Bomba e Antônio Carlos Sarmento representaram o legislativo sumeense. O promotor de Justiça, Bruno Leonardo Lins também esteve representando o Ministério Público do município.
Éden afirmou que a conferência é uma oportunidade importante para que usuários, trabalhadores, prestadores e a gestão, de forma democrática, dialoguem e busquem soluções em conjunto para os principais desafios que eles encontram no dia a dia.
A servidora municipal, Gisélia Alves, disse que ficou muito contente com o momento pelo fato dos participantes poderem traçar estratégias de melhorias para a área diante dos problemas apresentados.
Já a secretária de Saúde, Alessandra Regina, enalteceu a participação de todos na 6ª Conferência, principalmente pelo nível de discussões e propostas apresentadas. “Muito feliz e realizada pela qualidade do público e das palestras. Foi um dia muito rico e produtivo. Saio daqui com a sensação de dever cumprido”, frisou.

Os delegados escolhidos e homologados na conferência terão a missão de apresentar as propostas elaboradas na 9ª Conferência Estadual de Saúde.

Related posts

STF forma maioria para manter prisão de jogador Robinho

Prefeitura de Coxixola realiza ações de prevenção para homens durante a campanha Novembro Azul

Prefeitura de São José dos Cordeiros inicia obra de pavimentação em paralelepípedos