O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de São João do Tigre , por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, através do secretário da pasta, Elisandro de Andrade, realizou durante a semana que antecede o (18) de maio uma intensa campanha alusiva ao “Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes”.
Neste ano, a campanha tem como tema “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”. Em função disso, a equipe responsável preparou uma série de ações nas principais comunidades do município. As atividades têm como objetivo trazer o assunto à discussão e, ao mesmo tempo, orientar e conscientizar crianças, adolescentes e sociedade em geral.
Para fortalecer o combate, o grupo de trabalho vem mantendo um diálogo com a população no sentido de esclarecer o papel dos mecanismos de proteção, especificamente com Conselho Tutelar, CREAS, Delegacia, Ministério Público e demais órgãos.
O dia 18 de maio
Neste dia, no ano de 1973, uma criança de 08 anos de idade, em Vitória (ES), foi sequestrada e em seguida violentada e barbaramente assassinada. Seu corpo foi encontrado dias depois carbonizado e os seus assassinos nunca foram punidos.
O caso chocou a sociedade e repercutiu em todo o país. Desde então, houve uma forte mobilização em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, refletindo o (18) de maio como dia em que a população brasileira se mobilize contra esse tipo de violência.