O Exército deflagrou, nesta terça-feira (14), a Operação Escudo, que intensifica a fiscalização de blindadoras, e o comércio de veículos blindados na Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. Militares do Exército, Detran e Receita Estadual fiscalizam as 40 empresas do seguimento nos quatro estados.
O objetivo é coibir desvios de veículos blindados para grupos envolvidos com a criminalidade. As ações impactam diretamente a segurança pública nacional, uma vez que contribuem para a insegurança de grupos ligados a criminalidade.
Os militares estão avaliando se o controle realizado através do Sicovab (Sistema de Controle de Veículos Automotores Blindados e Blindagens Balísticas) está de acordo com o arquivo da empresa e se os compradores dos veículos têm Certificado de Registro (documento que habilita pessoa física ou jurídica para o uso de Produtos Controlados pelo Exército).
Segundo dados do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 7ª Região Militar na última operação Escudo, realizada em agosto de 2018, foram executadas 9 autuações e a apreensão de nove veículos que não tinham autorização para ser blindados.
Ambiente Interagências
O Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados realiza suas operações de fiscalização em ambiente interagências e contará com a participação da Receita Estadual. Dessa forma, é possível atuar com mais eficácia contra os ilícitos encontrados, produzindo resultados mais expressivos e duradouros para a sociedade.