ODM de Sumé inicia com boa participação popular

A primeira audiência do Orçamento Democrático Municipal de Sumé, ocorrida na sexta-feira, 05 de julho, no bairro da Várzea Redonda, contou com grande participação da população.
Comandada pelo prefeito Éden Duarte, a plenária aconteceu no Ginásio de Esportes O Dedão e foi direcionada para os moradores da Várzea Redonda, Carro Quebrado e Frei Damião.
Ao lado do prefeito, estiveram presentes, o vice-prefeito, Dró, os secretários municipais e auxiliares do governo, parlamentares do legislativo sumeense, Brígida Xavier, Daniel Lêla, Antônio Carlos Sarmento, José Antônio e presidentes de associações, todos com o intuito de discutir o que é melhor para o município no próximo ano.
De forma pioneira no Cariri Ocidental paraibano, o ODM é algo inédito na história de Sumé que veio para ficar, assim destacou o prefeito Éden logo no início de seu discurso. Ele falou da importância de institucionalizar a ferramenta de gestão participativa no âmbito municipal, prestou contas de suas ações e ouviu a população.
Éden destacou também que é de fundamental importância a participação da Câmara de Vereadores de Sumé no processo, já que ela é quem vai receber a peça orçamentária para o ano de 2020.
Durante a plenária, Éden anunciou que a Prefeitura de Sumé deve homologar no próximo dia 27, a licitação para dar sequência ao esgotamento sanitário do município. Um investimento na ordem de mais de R$ 3 milhões que contemplará inclusive um trecho do bairro da Várzea Redonda.
Aproximadamente 200 pessoas participaram da primeira audiência pública que teve como conselheiros eleitos, Maria Alcideni Costa e Lucineia Alves, e suplentes, Damião Alves Brito e Edvaldo Alves de Souza. As prioridades mais votadas pelo público presente foram: urbanismo e infraestrutura, seguida de saneamento básico e desporto e lazer.
As prioridades destacas pela população, na ocasião, serão debatidas nas próximas etapas do ODM, durante o Planejamento Democrático. O coordenador do ODM, Marivaldo Alcântara, disse que no dia 26 de julho será realizada a sistematização das ações apontadas, assim como a posse dos conselheiros eleitos.

As próximas plenárias acontecem dias 12 e 13 de julho, respectivamente, na Escola Maria Leite Rafael, no bairro do Alto Alegre, às 19h, e na zona rural, no sítio Conceição, na escola da comunidade, às 15h.

Related posts

STF forma maioria para manter prisão de jogador Robinho

Prefeitura de Coxixola realiza ações de prevenção para homens durante a campanha Novembro Azul

Prefeitura de São José dos Cordeiros inicia obra de pavimentação em paralelepípedos