A Prefeitura de Sumé, através da Secretaria de Educação lançou o Projeto 1° Festival de Música Zé Marcolino que tem por objetivo revelar talentos no cenário da música, incentivar o desenvolvimento da cultura musical local e regional e promover a socialização por meio da música.
O Festival acontecerá na Praça José Américo, destina-se a participantes a partir de 18 anos de idade, domiciliados no município de Sumé-PB e da região do Cariri Paraibano.
As inscrições são gratuitas e começam na terça-feira (06/08) indo até 20 de agosto. Os interessados devem se inscrever na Secretaria Municipal de Educação, das 08h às 14h.
Para efeito de inscrição só será permitida uma composição para cada participante. Fica vedado o mesmo intérprete em mais de uma canção.
É necessário o candidato preencher a ficha de inscrição obtida nos Anexos I e II do Edital (disponível no site www.sume.pb.gov.br) preenchida e assinada pelo compositor da música, além disso, apresentar:
a) Cópia da Carteira de Identidade;
b) Cópia do CPF;
c) Comprovante de residência;
d) Uma foto artística;
e) Breve relato artístico (ver modelo Anexo III, ficha de anamnese);
f) Cópia da letra da música digitada e devidamente identificada com o nome do autor;
g) letra da música com Cifra ou com Partitura (opcional);
h) Autorização do compositor da música, acompanhada de cópia do RG e CPF do mesmo, caso a música seja defendida por outro intérprete (ver modelo Anexo II do Edital).
Na primeira etapa (pré-seleção), de caráter classificatório e eliminatório, o participante poderá inscrever até 02 (duas) composições que serão julgadas por uma comissão.
A segunda etapa acontecerá na noite do festival, no dia 28 de setembro, com a apresentação dos candidatos classificados para a fase final. Eles serão julgados por um corpo técnico e serão premiados nas categorias melhor música e melhor intérprete.
De acordo com o secretário de Educação, Odilon Araújo, o 1° Festival de Música Zé Marcolino será aberto para composições inéditas e originais de estilos e gêneros musicais do forró que enalteçam e retratem a cultura e as vivências locais e regionais.
“O Festival além de homenagear o poeta e compositor Zé Marcolino, também é uma forma de estimular e resgatar a produção autoral. Além disso, é uma maneira também de valorização dos artistas da terra e da região”, declarou Odilon.