Fraudes em licitações: Polícia Federal cumpre mandado de prisão em cidade do Cariri

A quarta fase da Operação Recidiva IV da Polícia Federal cumpre, na manhã desta quarta-feira (20), quinze mandados de busca e apreensão, cinco de prisão e um de afastamento de função pública na Paraíba. A Controladoria-Geral da União (CGU) também participa da força-tarefa.
O objetivo é combater fraudes na aplicação de verbas federais descentralizadas em convênios celebrados com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) nos municípios paraibanos de Ibiara, Santo André, Catingueira e Triunfo.
As medidas acontecem nas cidades de João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Patos, Ibiara, Triunfo, Catingueira e Santo André (no Cariri paraibano), na Paraíba, além de Parnamirim, no Rio Grande do Norte. As ordens foram expedidas pela 14ª Vara Federal em Patos-PB.
Em Santo André, a Polícia Federal cumpriu o mandado de prisão, porém, o nome não foi revelado.
Os ilícitos com recursos da Saúde na Paraíba ocorriam na execução de obras voltadas ao combate da doença de chagas, melhorias sanitárias domiciliares e esgotamento sanitário. A investigação demonstrou que um dos empresários envolvidos (engenheiro) mantinha contato com diversos servidores e empreiteiros paraibanos, com intuito de fraudar licitações em cidades onde tinha acesso facilitado. As licitações fraudadas ultrapassam o valor de 5,5 milhões de reais.
Um dos alvos é a sede da construtora Roma Construção e Manutenção, no bairro da Torre, e a residência do seu proprietário, no bairro do Bessa.
Os crimes envolvidos são: dispensa ilegal de licitação, fraude licitatória, associação criminosa, peculato, corrupção passiva e ativa, além de lavagem de dinheiro, cujas penas somadas ultrapassam 20 anos de reclusão.

A Quarta Fase da Operação Recidiva consiste no cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva. A ação conta com a participação de nove auditores da CGU e de 75 policiais federais.

Related posts

Servidor público morre vítima de descarga elétrica em São João do Cariri

Capotamento de veículo deixa uma vítima fatalno Cariri

Monteirense suspeito de matar mulher em João Pessoa tem prisão mantida após audiência de custódia