Feminicídios representam 8% das mortes violentas de mulheres em janeiro de 2020, na PB

Doze mulheres foram vítimas de mortes violentas em janeiro de 2020 na Paraíba, sendo uma por motivação de gênero. O número de feminicídios representa 8,3% dos crimes violentos letais intencionais que aconteceram contra mulheres no primeiro mês do ano. O número de feminicídios em janeiro igualou dois meses de 2019 (fevereiro e julho).
Em relação a janeiro de 2019, quatro mulheres foram assassinadas, sendo dois feminicídios. Os assassinatos foram cometidos pelo companheiro ou ex-companheiro das vítimas.
No ano inteiro de 2019, o número de feminicídios representou 52% do total de mulheres assassinadas na Paraíba. O número de feminicídios – 38 – foi superior ao de homicídios dolosos de mulheres, que não têm relação com o gênero – 32 casos. Além disso, os dados também mostram que duas mulheres morreram por latrocínio, quando acontece o roubo seguido de morte, e outra por lesão corporal seguida de morte. No total, 73 mortes de mulheres em 2019.
Em 2018, esse percentual foi de 40,5%. De acordo com o Núcleo de Análise Criminal e Estatística, foram registrados 84 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) com vítimas do sexo feminino, sendo 34 desses, feminicídios – quatro a menos que no ano de 2019.

O mês com o maior número de feminicídios foi o de abril. Seis mulheres foram mortas por seus companheiros ou ex-companheiros. Igualando a abril, o mês de outubro também registrou 6 feminicídios. Em 2019, não houve um mês do ano que uma mulher não tenha sido morta por questões de gênero.

Related posts

Duas cidades da Paraíba entram em situação de emergência por causa da seca

Paraíba reforça segurança com mais de 7 mil profissionais durante feriado da Semana Santa e Tiradentes

Prefeitura recolhe peixes infectados e pede que população não coma pescado