A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na madrugada deste domingo (8), mais de 30 mil pares de tênis com indícios de falsificação e sonegação fiscal durante fiscalização a um caminhão. A abordagem ocorreu na BR 101, km 85, em João Pessoa.
Durante a fiscalização do material transportado no caminhão e das notas fiscais, constatou-se que haviam milhares de pares de tênis com indícios de falsificação de marcas famosas e modelos que aparentam ser originais mas que tiveram os impostos sonegados.
O motorista, um homem de 35 anos, informou que buscou a carga em Minas Gerais e que o destino seria João Pessoa. Com o condutor foi encontrado também anfetamina para consumo próprio. A droga, conhecida como Rebite, é utilizada por motoristas profissionais para aumentar o estado de alerta e se manter acordado por longas jornadas. A anfetamina pode causar confusão mental, irritação e vários outros sintomas que aumentam as chances de o motorista que faz uso da substância se envolver em acidentes graves.
O condutor irá responder pelos crimes de descaminho, crime contra a propriedade industrial (falsificação) e posse de droga. A mercadoria foi encaminhada para a Secretaria de Estado da Fazenda da Paraíba.