Pelo menos 92 famílias foram atingidas com as chuvas na madrugada desta segunda-feira, 23, em São Sebastião do Umbuzeiro. O Prefeito do município, Adriano Wolff, decretou estado de calamidade pública em decorrência da chuva.
De acordo com informações, cinco barragens estouraram e inundaram casas e estabelecimentos. O maior reservatório transbordou. Por não aguentar o volume, o reservatório rompeu e as águas foram diretamente para os outros quatro, que também estouraram. Com todos os cinco açudes transbordando, as águas invadiram a cidade, conforme explicou o gestor.
Apesar dos danos, ninguém ficou ferido. De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), foram registrados 94,5 milímetros de chuva no município.
Equipes da Secretaria de Assistência Social do Município fizeram um levantamento para contabilizar a quantidade de casas e famílias prejudicas, e 92 famílias foram afetadas.
Na noite desta segunda-feira, dia 23, a Prefeitura Municipal realizou a distribuição de cestas básicas para as famílias. “Nestas entregas estamos levando junto colchões e roupas que as famílias doaram, ainda temos muitos alimentos que foram doados pela população de São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê e Monteiro, vamos montar outros kits pra entregar novamente amanhã , muito obrigado a todas as pessoas que doaram, afirmou o prefeito.