53
Em comum acordo, prefeitos e prefeitas do Cariri paraibano decidiram nesta terça-feira (31), cancelar os festejos juninos e festas de emancipações como estratégias de enfrentamento ao vírus Covid-19, diante de um momento difícil que vive o País. A decisão dos gestores foi comunicada pelo Presidente da Associação dos Municípios do Cariri paraibano – AMCAP, Ronaldo Queiroz, prefeito de Gurjão.
O Covid-19 é um vírus de fácil proliferação, e haja vista que atualmente, de acordo com o Ministério da Saúde, o vírus está em curva de evolução, e com essas medidas de prevenção como vem sendo adotadas pelos municípios do Cariri, evitará o contágio em massa da população.
O prefeito Ronaldo Queiroz manteve contato por telefone com 22 gestores e auxiliares de todas as cidades do Cariri, onde todos foram informados e sua grande maioria, acordou positivamente com as meditas adotadas pela AMCAP, que por sua vez, criou um manifesto público para todos os gestores unidos com a causa, cancelassem os festejos juninos e festas de emancipações.
“Gostaríamos de registrar aqui nossa solidariedade a todos, desde os empresários de eventos a músicos e apoiadores. No entanto, temos a ciência que o momento pede um olhar minucioso a vida humana, não esquecendo que estamos em uma pandemia que pode-se ceifar muitas vidas se atitudes preventivas não forem tomadas. Fica então, posicionada a nossa associação, agradeço a todos os gestores pela atenção”, afirmou Ronaldo Queiroz.
As cidades que decidiram pelo cancelamentos dos eventos juninos e de emancipações foram: Amparo, Boa Vista, Camalaú, Congo, Coxixola, Cabaceiras, Caraúbas, Gurjão, Livramento, Monteiro, Ouro Velho, Prata, Parari, São João do Cariri, Sumé , Serra Branca, São José dos Cordeiros, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, São Domingos do Cariri, Santo André, Taperoá e Zabelê.
Na manhã desta terça-feira, o prefeito de Cabaceiras já havia anunciado o cancelamento do Bode Rei. O Prefeito de Serra Branca também havia informado sobre o cancelamento da Festa de Emancipação do município, que ocorreria este mês.
A Prefeita Anna Lorena deverá se pronunciar nos próximos dias sobre o São João de Monteiro, um dos maiores eventos juninos da região, e comenta-se nos bastidores, que os recursos que seriam utilizados no evento serão revertidos para ajudar na saúde do município e também ajudar a população com cestas básicas e outras medidas para reduzir os impactos da pandemia.