Trata-se de uma fake news com o intuito de enganar as pessoas pedindo o preenchimento de dados pessoais e o compartilhamento do link com outras pessoas.
A mensagem falsa diz que: “famílias que tiveram sua renda afetada pelas políticas de distanciamento social devido a pandemia do novo coronavírus, podem solicitar o benefício do “Aluguel Social” pelo whatsapp, e ainda diz que serão pagas 03 parcelas de R$ 1.399,00.
A informação foi checada pela Secretaria de Assistência Social do município de Sumé diretamente com os canais do governo federal e foi constatado que, no momento, não há nenhuma campanha, ou outro dispositivo legal, por parte do governo concedendo aluguel social para pessoas que tiveram renda afetada pela crise do coronavírus.
A Secretaria de Assistência Social também ressalta que o governo não solicita preenchimento de cadastro e compartilhamento de link por meio do aplicativo whatsapp.
A Prefeitura de Sumé reforça à população que fique atenta aos canais de divulgação oficiais da Prefeitura (site, facebook e instagram), meios por onde as informações relacionadas ao governo municipal são divulgadas.
Divulgar fake news para criar alarme é crime, de acordo com o Artigo 41 da Lei de Contravenções Penais, que prevê prisão de 15 dias a seis meses. A pessoa que comete este tipo de crime ainda poderá ser incluída na Lei nº 11.659, que estabelece multa para quem divulgar por meio eletrônico notícias falsas sobre epidemias, endemias e pandemias no Estado da Paraíba.