Os policiais realizavam rondas na BR 101 quando consultaram a placa do veículo Renault Sandero que transitava na rodovia. Foi então que o sistema retornou como resultado da pesquisa um veículo de outra marca e modelo, que já estaria baixado e não poderia circular. Foi então dado ordem de parada ao automóvel, que empreendeu fuga, saindo da rodovia e somente sendo abordado dentro do município de Mamanguape.
O condutor do veículo, um homem de 49 anos, apresentou diversas versões, entre elas de que o carro seria locado e que ele não sabia que a placa estaria errada. Porém, ao realizar a fiscalização minuciosa ao interior do veículo, os policiais localizaram outra placa e ao realizar as consultas aos sistemas constataram que a placa pertencia ao carro abordado e que a propriedade do veículo era do condutor.
Após descoberta a fraude, o homem, que é servidor público, não quis explicar porque trocou as placas do carro de sua propriedade. Uma das hipóteses é que seria uma forma de poder dirigir desrespeitando as normas de trânsito sem ser multado, já que durante a fuga ele teria passado por diversos radares com velocidade acima da permitida para via sem, aparentemente, se preocupar com a multa. Ele foi detido, conduzido à Polícia Civil e deverá responder pelo crime de adulteração de sinal identificador do veículo, com previsão de pena de reclusão de três a seis anos e multa.