O projeto do município visa devolver a população as práticas do conhecimento empírico atrelado ao conhecimento cientifico das plantas através do seu poder medicinal.
A gestão municipal tem dado total apoio ao desenvolvimento das atividades do projeto e incentivado também a divulgação e consumo destes remédios como forma de levar uma saúde de qualidade e natural para sua população.
Com algumas ações sempre voltadas para a busca de parcerias como forma de mobilizar e sensibilizar a comunidade sãosebastianense, em torno do Projeto Plantar Saúde, São Sebastião do Umbuzeiro, mesmo em meios aos diversos desafios do cenário mundial da pandemia, consegue manter as ações de cultivo e preparo das formulas produzidas através de plantas típicas da região.
Não podemos esquecer que os diversos outros agravos de saúde continuam existindo, e agora temos mais o agravo do COVID19, então seguimos com nossas ações de Promoção, prevenção e recuperação a saúde no município. O uso das plantas medicinais vem se mostrando ao logo dos anos bastante eficaz no tratamento de diversas doenças.
Com a implantação da Farmácia Viva do Plantar Saúde observamos um redução na prescrição do Diazepan e Clonazepan por uso de formula de Matricaria chamomilla+ Erythrina verna.
Entre eles também temos : Dysphania ambrosioides Mentha – Doenças respiratórias, tinturas, entre diversos outros com ações anti-inflamatórias e também analgésicos.
“Seguimos nas diversas lutas de buscar qualidade a assistência a saúde da População sempre com qualidade que a população merece. Sem esquecer dos cuidados de prevenção e uso dos EPI´s de forma correta, em todas as ações ao longo dessa produção e distribuição”, disse o farmacêutico responsável Rivers Douglas Soares Feitoza.