Justiça Eleitoral indefere registro de candidatura de Piúta, em Monteiro

Mais um candidato a vereador do grupo do deputado João Henrique teve seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. O Juiz da 29ª Zona Eleitoral, Dr. Nilson Dias, indeferiu o pedido registro de candidatura do candidato Piúta (PSDB). A decisão foi publicada no final da tarde deste sábado (24).

A impugnação foi formulada pelo Ministério Público Eleitoral, que argumentou que o candidato estava com ausência de quitação eleitoral do candidato interessado, com fundamento no art. 3º da Lei Complementar nº 64/90, em decorrência da não prestação de contas de campanha, referente as eleições de 2016, quando o mesmo foi candidato a vereador e não obteve êxito.

O promotor argumentou que mesmo que o candidato tenha regularizado suas contas após o período determinado pela legislação, ocorre que a quitação eleitoral, em tal situação, como bem deixa claro a própria sentença e a resolução do TSE, só se opera ao término da legislatura para qual o interessado concorreu. Assim, no momento, o impugnado não está quites com a Justiça Eleitoral, vez que estamos na legislatura municipal correspondente àquela para qual as contas da campanha do impugnado foram inicialmente não prestadas. A quitação eleitoral só restará perfectibilizada na legislatura que se inicia em 2021.

Na decisão do Juiz Eleitoral consta: “Portanto, o candidato interessado, apesar de apresentar as contas para efeito de regularização da situação de inadimplência, encontra-se sem quitação eleitoral durante a legislatura 2017/2020, de modo que o termo final da restrição será em 31/12/2020. Nesse sentido, a Súmula 42 do TSE estabelece que “A decisão que julga não prestadas as contas de campanha impede o candidato de obter a certidão de quitação eleitoral durante o curso do mandato ao qual concorreu, persistindo esses efeitos, após esse período, até a efetiva apresentação das contas”.

Ante o exposto, JULGO PROCEDENTE A AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO do Ministério Público Eleitoral, com base no art. 487, inciso I, do CPC, e INDEFIRO o pedido de registro de candidatura de FRANCISCO DE ASSIS FELIX DE LIMA, para concorrer ao cargo de vereador(a) no município de Monteiro/PB, sob o número 45333, com a opção de nome: PIUTA, em razão de ausência de quitação eleitoral (não prestação das contas de campanha eleitoral de 2016 no prazo legal), nos termos do art. 11, §§ 1º e 7º, da Lei nº 9.504/97 e art. 73, inciso I, da Resolução TSE n.º 23.463/2015.

Com esta, agora o grupo de João Henrique conta com 22 candidatos a vereador com o registro de candidatura indeferidos.

Related posts

Após audiência com secretário, prefeito Felício Queiroz confirma asfaltamento entre São José dos Cordeiros e São João do Cariri

Produtores rurais devem atualizar cadastro de rebanho até 31 de maio em São João do Tigre

Gestão de São José dos Cordeiros anuncia programação da festa “Cabra na Praça” e “Dia das Mães” no final de semana