Após solicitação feita pelo Governo da Paraíba, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) foi liberado a passagem de água do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco para o Rio Paraíba, no município de Monteiro – Cariri paraibano, nesta sexta-feira (19). De acordo com informações, o pedido foi feito no dia 12 de fevereiro pela Secretaria da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma).
A liberação da água ocorre pela necessidade de perenizar o Rio Paraíba entre Monteiro e a Barragem Boqueirão, viabilizando a captação de água para consumo humano nesse trecho, e também para dar continuidade aos testes de comissionamento no lote 1 do Canal Acauã/Araçagi. A Barragem Acauã está com 13,78% de sua capacidade, o que é insuficiente para a realização dos testes, de acordo com informações repassadas pelo MDR a partir da solicitação do Governo do Estado.
O MDR alega que, por conta das chuvas abundantes na Paraíba em 2020, o bombeamento do Projeto São Francisco na região havia sido interrompido no segundo trimestre, e com isso os reservatórios apresentavam segurança hídrica. O Eixo Leste está com 97,13% de execução e propõe beneficiar 57 municípios, sendo 21 em Pernambuco e 36 na Paraíba. Esse Eixo pretende beneficiar 5,5 milhões de pessoas na Paraíba e em Pernambuco.
Lista dos municípios que podem ser beneficiados com a liberação de água a partir de Monteiro (PB):
Alagoa Nova
Alcantil
Amparo
Barra de Santana
Boa Vista
Boqueirão
Cabaceiras
Camalaú
Campina Grande
Caturité
Congo
Coxixola
Cubati
Gurjão
Juazeirinho
Lagoa Seca
Livramento
Matinhas
Olivedos
Ouro Velho
Parari
Pedra Lavrada
Pocinhos
Prata
Queimadas
Riacho de Santo Antônio
Santo André
São João do Cariri
São José dos Cordeiros
São Sebastião de Lagoa de Roça
Seridó
Serra Branca
Soledade
Sossêgo
Sumé