Ministério da Saúde adotará critério para permitir vacinação em menores de 59 anos

O Ministério da Saúde irá adotar novas orientações para organização da vacinação contra a Covid-19 nos estados e municípios. De acordo com as informações do jornal Folha de São Paulo, as medidas incluem enviar doses para professores e trabalhadores da educação em todo o país, grupo que é o próximo da lista prioritária e, na sequência, abrir espaço para o início da vacinação em alguns locais também por faixa etária, em pessoas com menos de 59 anos.

A proposta foi aprovada nesta quinta-feira (27) em reunião com os demais gestores do SUS, como representantes de secretários estaduais e municipais de saúde e deve se tornar realidade a partir do fim da vacinação dos demais grupos prioritários previstos no plano de vacinação.

Passada essa etapa, que na prática já ocorre em diversos estados, seria aberta a possibilidade também de iniciar, em alguns locais, o início da vacinação por faixa etária, que iria da maior para a menor idade —pessoas de 59 a 55 anos, seguido de 54 a 50 anos e assim por diante.

Para que o início da vacinação por faixa etária possa ocorrer, municípios devem pactuar a estratégia em conjunto com os estados em comissões técnicas e reservar uma parte das doses para manter a imunização dos grupos prioritários.

Uma nota técnica que detalha as medidas deve ser divulgada nesta sexta (28).

Related posts

Governo Federal buscará retomar pauta da regulação das redes no Congresso

Carreta da Saúde ofertará atendimento especializado para municípios

Bolsonaro está sem dor, estável e sem indicação de cirurgia, diz médico de hospital