São João sem Fogueiras: PM atende 726 ocorrências em uma noite, na Paraíba

A Polícia Militar reforçou a fiscalização para coibir o acendimento de fogueiras e soltura de fogos, na Operação São João Sem Fogueiras, na noite dessa quarta-feira (23). Em apenas uma noite foram 726 ocorrências em toda a Paraíba.

Além de medidas de descumprimento dos decretos e de perturbação do sossego, a polícia também atendeu chamados em todo o estado para violência, roubo e furto.

Em João Pessoa, de acordo com a polícia, 22 pessoas foram conduzidas à delegacia pelos mais diversos crimes, porte de armas, tráfico de drogas e violência doméstica.

Operação São João Sem Fogueiras

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) iniciou, na noite dessa quarta-feira (23), véspera de São João, a operação São João Sem Fogueiras, que será realizada por meio de uma força-tarefa com a participação do Batalhão Ambiental e do Corpo de Bombeiros. A ação busca fiscalizar o cumprimento da Lei Estadual Nº 11.711/2021, que proíbe fogueiras em espaços urbanos no estado da Paraíba enquanto perdurar as medidas de combate à pandemia da Covid-19.

Segundo o major Jailson Bezerra, chefe da Divisão de Fiscalização (DIFI) da Sudema, as equipes percorrerão a região metropolitana de João Pessoa buscando abordar e orientar a população acerca do que determina a Lei Estadual. “Se houver resistência em sanar ou apagar a fogueira, será aplicada uma multa”, explicou. A operação seguirá até o fim do mês.

Em Campina Grande, a operação já está em andamento desde o último dia 12. De acordo com a major Luciana Firme, o policiamento atua durante todo o dia para coibir a venda de lenha. Até o momento, não foram identificados pontos de venda. “Fogueiras acesas serão apagadas pelo Corpo de Bombeiros e os responsáveis serão multados como diz a lei”, completou.

A operação em Campina Grande conta com a parceria da Sesuma, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e já tem recolhido material de fogueira identificado na área urbana da região.

A fumaça das fogueiras pode se tornar um forte agravante para pessoas que sofrem de doenças respiratórias, crises alérgicas e quadros de Covid-19, além de oferecer grande risco ao meio ambiente. Para denunciar a prática, a população pode entrar em contato por meio dos telefones (83) 3218-5591 ou (83) 98844-2191.

Related posts

Capotamento de veículo deixa uma vítima fatalno Cariri

Monteirense suspeito de matar mulher em João Pessoa tem prisão mantida após audiência de custódia

Polícia Militar apreende pistola de acusado de homicídio na zona rural de Monteiro