Pelo menos três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em uma operação da Polícia Federal que investiga o tráfico de madeiras em João Pessoa no início da manhã desta quarta-feira (15). Dois dos mandados foram em uma serraria e em uma madeireira no bairro Cidade dos Colibris, na Zona Sul da capital, e o terceiro é em uma casa, cuja localização não foi divulgada.
A operação foi feita em conjunto com equipes da Polícia Federal na Paraíba, Pará e Rio Grande do Norte. Conforme a PF, as madeiras estariam vindo ilegalmente do Pará para a Paraíba e para o Rio Grande do Norte. No início da manhã, as equipes da PF estavam acompanhadas também de funcionários da Receita Federal na Paraíba.
Segundo a Polícia Federal, a operação se chama Micélio, nome dado à rede de filamentos que formam os fungos e se alojam nas raízes das árvores.
No total foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte. Além de João Pessoa, também foram alvos dois lugares em Natal (RN), dois em Parnamirim (RN), um em Belém (PA) e outros dois em Tomé-Açu (PA).
A investigação começou em 2019 e busca desvendar a origem da madeira comercializada e ocultada nas transações por donos de lojas que atuam nesse ramo de negócio e que supostamente agem praticando fraude e consequentemente lavagem de dinheiro.