Com apenas 33 anos de idade, o deputado federal Hugo Motta, líder do Republicanos no Congresso Nacional, figura entre os 10 principais congressistas atualmente em Brasília. Líder de um dos principais partidos do Centrão, o Republicanos, com 41 deputados, o jovem paraibano, em tão pouco tempo, chegou ao patamar que poucos paraibanos já chegaram.
Esse prestígio de Hugo Motta não vem de hoje, desde 2015, quando ocupava cargos de destaque no MDB da Câmara. De lá pra cá, só subiu e cresceu.
Ontem, 07, o presidente Lula reuniu 17 deputados líderes dos partidos e que atuaram na articulação que culminou com a aprovação da reforma Tributária e outras matérias de interesse do Governo esta semana. Na imagem, na ponta direita, estava Hugo Motta.
Apenas um adendo, na imagem, me chamou a atenção: Dos 17 líderes presentes, 9 são nordestinos. Na verdade, os líderes do Centrão são nordestinos, o que mostra que o Nordeste hoje domina a Câmara, são protagonistas.
A Paraíba foi importante nesta semana de votações na Câmara. O relator da Reforma Tributária, Aguinaldo Riberiro (PP), responsável pelo texto, e o líder Hugo Motta, um dos responsáveis por agariar votos para sua aprovação. Prestígio em alta.
De uma coisa já sabemos, a Paraíba tem sido pequena para o potencial de Hugo Motta. Em 2024, trabalha para deixar o Republicanos no Estado ainda mais forte, e em 2026, sem dúvidas, para o Senado ou com direção ao Palácio da Redenção, Hugo Motta segue este caminho.