ELEIÇÕES EM MONTEIRO: Prefeita tenta emplacar nome na disputa e oposição busca velhos nomes da política local

As eleições municipais estão cada vez mais perto na Paraíba. Os partidos se movimentam nos bastidores para formar uma chapa forte para a disputa que promete grandes emoções no Estado. E na cidade de Monteiro, esse cenário já está se desenhando entre a oposição e situação do município localizado na região do Cariri paraibano.

A atual prefeita, Anna Lorena, analisa uma opção viável para sua sucessão. Nos bastidores, ventilam-se os nomes de Ana Paula Morato (secretária de Saúde) e o ex-candidato a prefeito Conrado de Oliveira.

Ana Paula não é um nome forte politicamente, mas possui destaque na gestão exercida pela prefeita. Conrado, por sua vez, concorreu contra Anna Lorena nas eleições municipais de 2016.

Quem for escolhido pela prefeita, terá boas chances no pleito, além de fortalecer seu nome politicamente. Isso porque a gestora passou a integrar os quadros do Partido Socialista Brasileiro (PSB), do governador João Azevêdo.

Fora isso, ela foi escolhida para ocupar o cargo de quarta secretária especial da legenda. Anna é a única gestora do estado a participar da executiva do partido.

O convite para Lorena partiu do deputado federal Gervásio Maia, presidente estadual, e do próprio governador. Antes, ela integrava o PL, onde apoiou o deputado federal Wellington Roberto e Bruno Roberto, candidato ao Senado, nas eleições de 2022.

Oposição pode aparecer com nomes conhecidos

Pela oposição, um nome que ganhou força foi o do atual vice-prefeito Celecileno Alves, que rompeu com a prefeita e se uniu ao grupo político da ex-deputada federal Edna Henrique.

Edna, que desistiu de concorrer à reeleição para a Câmara Federal para apoiar Hugo Motta (Republicanos), está trabalhando para tomar a Prefeitura monteirense do comando de Lorena, um sonho do seu saudoso marido, o deputado Estadual João Henrique, morto em 2020 em decorrência da Covid-19.

Edna já governou Monteiro entre 2009 a 2016, e foi sucedida justamente por Lorena.

Em 2020, ela concorreu à Prefeitura como vice na chapa encabeçada pela filha Michelle Henrique. Ela, inclusive, pode se unir e formar chapa única com Celecileno.

Seu filho, o deputado estadual, Michel Henrique (Republicanos), já admitiu a possibilidade dela disputar a prefeitura de Monteiro nas eleições de 2024. Segundo ele, Edna está à disposição para qualquer missão e se o grupo entender que o nome dela é o que mais soma, ela enfrentará a disputa.

O parlamentar também adiantou que o nome a ser lançado poderá ser do Republicanos, mesmo partido que integra na Assembleia Legislativa da Paraíba. Se não for possível a candidatura de Edna Henrique ao lado de Celecileno, a oposição terá dois nomes na disputa em 2024.

Assim sendo, os próximos meses prometem notícias quentes da política de Monteiro. Aos poucos, o cenário vai tomando forma, com os analistas políticos fazendo suas projeções.

Related posts

Cida Ramos deixa oposição e João Azevêdo amplia base na Assembleia

Julgamento de Bolsonaro e indiciados pode ocorrer em 2025

Prefeito eleito de Ouro Velho faz balanço positivo da agenda em Brasília