Aumento do consumo de água com calor forte no Cariri impacta no abastecimento

O calor que atinge as cidades do interior da Paraíba tem provocado problemas no abastecimento de água em algumas regiões da Paraíba como o Cariri e Agreste paraibano. Com os dias quentes, a população tem consumido mais água provocando intermitência no fornecimento da água.

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) disse que além do “absurdo aumento” do consumo devido à estação quente, a companhia também tem tentado corrigir alguns problemas técnicos em sua rede de distribuição.

El Niño

Preocupados com o aumento da temperatura, órgãos que tratam sobre a questão do clima de todos os estados do Nordeste deverão se reunir em dezembro para fazer uma avaliação sobre os efeitos no El Niño na região. O fenômeno tem elevado a temperatura principalmente na região Norte do País.

A reunião que será virtual também contará com a presença de representante do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climático (INPE).

O presidente da Agência Executiva da Gestão das Águas na Paraíba, Porfírio Catão, acredita que o El Niño, que tem prejudicado principalmente a região Norte, pode não afetar o período chuvoso no Estado.

“A partir de janeiro ele tende a diminuir e o período chuvoso na Paraíba começa em fevereiro com maiores percentuais em março e abril há uma tendência que o El nino não afete. Mas vamos se reunir para ter uma decisão mais acertada sofre esse fenômeno”, disse.

Related posts

AMCAP repudia divulgação de falsa informação sobre bloqueio de FPM em municípios do Cariri

Fiscalização resgata trabalhadores em situação análoga à escravidão em Serra Branca e Boa Vista

AMCAP promete luta em favor dos municípios que foram excluídos do pagamento do Garantia-Safra 2023/2024