Cabra da região do Cariri produz 13,6kg de leite em um dia e bate recorde nacional

A cabra Verão, natural da cidade de Prata, no Cariri da Paraíba, quebrou o recorde nacional de produção diária de leite enquanto participava do Torneio de Cabras Leiteiras da Expo Monteiro 2023 na sexta-feira (10). O animal produziu 13.690kg de leite em um dia para conquistar o recorde.

A cabra Verão é criada por João Luiz no município de Prata, no Cariri paraibano, desde 2017.

“Esse reconhecimento não é só meu, mas sim é um modo de que a gente se apresenta como um pequeno criador para servir de exemplo, porque o pequeno também consegue grandes conquistas, com dedicação, trabalho, e também com amizades, parcerias”, celebrou João Luiz.

O animal pode também quebrar o recorde mundial se for reconhecida pelo Guinness World Records. A ABCC está preparando a documentação para solicitar a validação do reconhecimento internacional para a cabra Verão.

O antigo recorde de produção diária de leite pertenceu por 12 anos à cabra Priscila, natural de Pernambuco, quando sua produção chegava aos 13,106kg de leite por dia.

De acordo com o presidente da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (APACCO), Antônio Costa, em outubro de 2023, durante a Festa do Boi, em Natal, uma cabra quebrou o recorde de Priscila, produzindo um total de 13.207kg. Porém, 20 dias depois, Verão ultrapassou essa marca, produzindo 13.690kg de leite em um dia.

Quebra do recorde nacional

A quebra do recorde feita por Verão foi atestada pela Associação Brasileira de Criadores de Caprinos (ABCC) nesta segunda-feira (13).

“Partindo do princípio que todas as etapas do circuito APACCO são chanceladas pela ABCC e que não existe outro registro com esses números, nos permite afirmar que esse recorde é nacional”, afirmou o presidente da ABCC, Pedro Martins.

Com a súmula com todos os atos que aconteceram na Expo Monteiro, a equipe técnica da ABCC vai fazer a formalização da certificação.

Candidata a recorde mundial

A cabra Verão ainda pode alçar voos mais altos com sua alta produção de leite. Isso porque os 13.690kg de leite produzido pela cabra paraibana podem ser reconhecidos mundialmente. Com o reconhecimento da Associação Brasileira de Criadores de Caprinos (ABCC), o órgão está reunindo a documentação para que o Guinness Book reconheça o título mundialmente.

“Estamos formalizando as tratativas junto aos órgãos competentes neste sentido [para que haja o reconhecimento mundial]. O que podemos afirmar é que trata-se, hoje, do recorde nacional, no entanto, para que seja oficialmente mundial, temos que cumprir as formalidades previstas. Iniciamos [a documentação] através do nosso departamento jurídico a construção destas tratativas. Ainda não sabemos [quando o Guinness vai atestar o recorde]”, explicou Pedro Martins, presidente da ABCC.

Related posts

Adolescente de 15 anos morre após sofrer descarga elétrica ao retirar celular da tomada no Cariri

Prefeito da Prata celebra 100 dias do segundo mandato com ações e avanço em várias áreas

100 Dias de Governo: Prefeita de São Sebastião do Umbuzeiro faz resumo das ações de seu governo