João Azevêdo prestigia 1ª Mostra do Artesanato em Brasília e destaca investimentos do governo para fortalecer segmento

O governador João Azevêdo prestigiou, nesta terça-feira (7), em Brasília, a abertura da 1ª Mostra do Artesanato: além das fronteiras, promovida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB),  vinculado ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP). O evento marcou o lançamento oficial do 17º Salão do Artesanato Nacional, com o tema “Artesanato, a mãe de todas as artes”, que contará com a participação de 10 artesãos paraibanos.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou o esforço do Governo da Paraíba para garantir a participação dos artesãos do estado no Salão Nacional e destacou os grandes eventos promovidos em João Pessoa e Campina Grande. “A Paraíba está representada no Salão do Artesanato Nacional e estamos muito felizes por contar com o apoio do Governo federal. Na Paraíba, realizamos grandes feiras em João Pessoa e Campina Grande para dar cada vez mais espaço aos nossos artesãos porque entendemos esse setor como gerador de emprego e renda e que promove a melhoria da qualidade de vida de muitas famílias”, frisou.

A primeira-dama e presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, celebrou a visibilidade do artesanato paraibano em grandes eventos nacionais. “Essa é mais uma oportunidade que a Paraíba e nossos artesãos têm de mostrar a grande potencialidade que temos. Os investimentos do governo têm permitido que o nosso artesanato seja uma vitrine dentro e fora do país e vamos trabalhar cada vez mais para fortalecer esse segmento tão forte”, sustentou.

O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, destacou o novo momento que vive o artesanato brasileiro e elencou alguns dos investimentos previstos para o setor. “Os artesãos brasileiros se preparam para uma nova fase porque estamos preparando grandes ações a pedido do presidente Lula, que tem um olhar atencioso para essa atividade. Nós vamos digitalizar o catálogo de peças produzidas para serem comercializadas na internet, vamos renovar a frota de caminhões e promover no próximo ano grandes feiras internacionais em países que falam a língua portuguesa e vamos homenagear os melhores artesãos do país por região, vendo o artesão com sensibilidade porque além de empreendedor, ele é um artista”, comentou.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou o trabalho do governo para fomentar a economia criativa sustentável. “Vamos festejar esse novo momento da cultura que é transformadora e geradora de emprego e renda. O artesanato brasileiro tem uma grande potencialidade e alavanca a força de expressão de vida e de memória. Vamos fortalecer essa economia tão representativa com participação democrática porque a cultura tem muito a colaborar com o empreendedorismo e vamos trabalhar para Internacionalizar a produção dos nossos artesãos”, disse.

Prestigiaram o evento os auxiliares da gestão estadual Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Wilson Santiago (secretário da Representação Institucional), Rosália Lucas (secretária do Turismo e do Desenvolvimento Econômico), Adauto Fernandes (secretário executivo da Representação Institucional) e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador).

Related posts

Lei Seca autua 213 motoristas por embriaguez no mês de março, na Paraíba

Governo federal reconhece situação de emergência em três cidades paraibanas

Secretários de Educação se reúnem em JP para discutir piso dos professores no Brasil