Um treinamento militar promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) na Base Aérea de Natal (Bant), no Rio Grande do Norte, chamou a atenção de moradores na região do Cariri paraibano nesta segunda-feira (11). As movimentações aéreas, especialmente de caças e aeronaves militares, foram registradas por habitantes nos municípios de Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro e São João do Tigre.
O treinamento também é realizado com aviões da Força Aérea do Estados Unidos e Colômbia, e os aviões também sobrevoaram outros municípios da região.
Com início no último dia 3 de novembro, o Cruzex reúne cerca de 3,6 mil militares de 17 nações, incluindo o Brasil e outros 16 países como Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França e Suécia, além de mais de 100 aviões de combate. Entre as aeronaves, o evento destaca a presença dos caças F-39 Gripen, recém-adquiridos pela FAB, capazes de alcançar até 2.400 km/h. Sete unidades do modelo estão participando das operações em Natal.
A FAB explica que o exercício, chamado oficialmente de Cruzex (Cruzeiro do Sul), está em sua 8ª edição e acontece desde 2002 com o intuito de promover o treinamento conjunto em cenários simulados de conflito.
Para a organização, o objetivo principal é possibilitar o intercâmbio de conhecimento entre as forças militares dos países participantes, reforçando a cooperação internacional em defesa. O evento, considerado o maior do tipo na América Latina, segue até o dia 15 de novembro.