O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entregaram, nesta sexta-feira (14), 789 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) para 559 cidades em 21 estados brasileiros. Essa é a maior entrega de ambulâncias da atual gestão, parte fundamental da estratégia para redução do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). A renovação e ampliação da frota foram viabilizadas pelo Novo PAC, com investimento de mais de R$ 243,5 milhões. A cerimônia de entrega dos veículos foi realizada em Sorocaba (SP). No total, já são 2.066 ambulâncias entregues pela gestão do presidente Lula.
Do total de ambulâncias entregues, 703 são destinadas à renovação da frota em 501 cidades de 13 estados. Outras 86 ambulâncias – conhecidas como Unidades de Suporte Avançado (USA) – são totalmente novas e vão expandir o serviço em 72 cidades de 17 estados. O Ministério da Saúde não entregava unidades desse tipo desde 2018. Essas Unidades de Suporte Avançado terão capacidade de atender 20,4 milhões de pessoas, sendo que 1,7 milhão estavam sem cobertura do serviço. Com essa entrega, a cobertura populacional do SAMU 192 sobe de 88,42% para 89,40%.
O Estado da Paraíba foi contemplado com 29 novas ambulâncias. Apenas o município de Monteiro, no Cariri, foi contemplado com uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Campina Grande receberá seis novas ambulâncias e Sapé duas. Caturité, Ingá, João Pessoa, Lucena Natuba, Nova Olinda, Piancó, Pocinhos, Riacho De Santo Antônio, Santa Cruz, Santa Helena, São Bento, São José Da Lagoa Tapada, São José do Bonfim, São Vicente Do Seridó, Uiraúna foram contemplados com uma ambulância cada.
A renovação da frota do SAMU faz parte de um conjunto de ações do Governo Federal para fortalecer a rede de atenção à saúde, assegurando que os municípios tenham recursos adequados para atender às demandas emergenciais da população.