Alanna Galdino é aprovada pelo Pleno do TCE-PB e assume o cargo de conselheira em sessão especial

O Tribunal de Contas do Estado empossou, nesta quarta-feira (30), em sessão extraordinária, a bacharela Alanna Camila dos Santos Galdino, primeira mulher a assumir o cargo de conselheira na Corte paraibana. A posse ocorreu, imediatamente, à sessão ordinária que aprovou, por unanimidade, o processo que analisou a investidura no cargo, após ter sido indicada pela Assembleia Legislativa e nomeada pelo governador do Estado para assumir a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Arthur Cunha Lima.

– Tomo posse com plena consciência da responsabilidade que o cargo carrega – disse a conselheira Alanna Camila dos Santos, ao ocupar a cadeira no Tribunal Pleno, depois de proferir o juramento a convite do presidente do TCE, conselheiro Fábio Nogueira, e assinar o termo de posse. Em discurso de agradecimento, a conselheira fez questão de manifestar a satisfação de ser a primeira mulher a tomar assento na Corte da Paraíba. “Esse momento é um marco concreto na igualdade de gênero”. Lembrou o papel das mulheres em espaços de poder. “Nesse sentido a Paraíba deu um passo importante”, frisou.

Coube ao conselheiro Arnóbio Viana, decano da Corte, fazer a saudação de boas vindas. “Quero, em nome de todos, desejar um caminho próspero em defesa da correta aplicação dos recursos públicos”, disse ele, lembrando que a nova conselheira chega ao órgão fiscalizador com a aclamação do Poder Legislativo, que representa o poder representativo do povo, e com certeza, será sensível aos interesses sociais. Falando em nome da OAB, o advogado Sólon Benevides saudou a empossada, e reiterou a importância de ser a primeira mulher a assumir o cargo de conselheira do TCE. Da mesma forma, ocupou a tribuna o presidente do CRC-PB, Alexandre Aureliano.

Antes de encerrar a sessão especial, o conselheiro Fábio Nogueira ainda saudou a conselheira Alanna Galdino, e manifestou impressões a respeito do cargo de conselheiro. Na oportunidade, lembrou sua origem política antes de ser empossado como membro da Corte, destacando a trajetória inicial no TCE, buscando as experiências adquiridas e os requisitos que o cargo impõe, especialmente, em relação a um certo recolhimento.

Investidura – Durante a sessão ordinária, os conselheiros concluíram o processo de análise do pedido de investidura no cargo de conselheira pela bacharela Alanna Camila dos Santos, suspenso na semana passada, em virtude de um pedido de vista do procurador geral, Marcílio Franca Filho. Na retomada da sessão, após o parecer ministerial, contrário à investidura, o conselheiro relator, Nominando Diniz, emitiu seu voto pela legalidade do pedido, posição que foi acompanhada pelos demais membros do colegiado.

Related posts

União Brasil e PP lançam ‘superfederação’ com divisão na Paraíba até 2026

Prefeito, vice-prefeito e base política de Serra Branca declaram apoio ao deputado George Morais para 2026

Hugo Motta anuncia que urgência do PL da anistia não será pautada na Câmara