O presidente da Associação dos Municípios do Cariri e Agreste paraibano e prefeito de São João do Tigre, Márcio Leite, solicitou o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta, na luta junto a Coordenação-Geral do Garantia-Safra, vinculada à Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia (SAF), para instaurar processo de reavaliação de perda de safra dos municípios que foram excluídos da relação de pagamentos do programa Garantia-Safra 2023/2024.
Na Paraíba, ao todo foram 65 municípios foram prejudicados, sendo 20 municípios da região do Cariri, Alcantil, Amparo, Boa Vista, Barra de São Miguel, Boqueirão, Caraúbas, Coxixola, Gurjão, Parari, Queimadas, Riacho de Santo Antônio, Santo André, Serra Branca, Soledade, São João do Tigre, São Domingos do Cariri, São João do Cariri, São José dos Cordeiros e São Sebastião do Umbuzeiro, que ficaram de fora do programa, enquanto municípios com índices superiores a 500mm foram contemplados.
De acordo com o presidente Márcio Leite, a região do Cariri Oriental e Ocidental é conhecida pela escassez de chuvas, que prejudicam diretamente no cultivo da agricultura familiar, inclusive, com localidades consideradas mais escassas do Nordeste.
“A exclusão desses municípios prejudica diversas famílias que tiveram suas plantações perdidas, grande maioria, em sua totalidade, em razão das chuvas esporádicas no período de 2023/2024”, afirmou Márcio.
O presidente da Câmara, Hugo Motta, se comprometeu em encaminhar a demanda e que irá lutar para atender os pleitos dos municípios prejudicados.