Lula demite Cida Gonçalves e nomeia Márcia Lopes para Ministério das Mulheres

O presidente Lula (PT) oficializou, nesta segunda-feira (5), a demissão de Cida Gonçalves do Ministério das Mulheres. A ministra foi indicada para o Ministério por indicação da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, Janja. No lugar dela, assume a ex-ministra do Desenvolvimento Social Márcia Lopes. A nova titular da pasta tomou posse nesta segunda-feira.

Cida Gonçalves vinha sendo alvo frequente de críticas, inclusive de nomes dentro do próprio partido. Na avaliação de petistas, a ministra não tem feito entregas dentro do governo Lula, apesar de a pasta ter sido afetada com cortes no orçamento. Além disso, pesam contra Cida denúncias de assédio moral e racismo feitas por servidores do ministério.

Na última sexta-feira (2), a então ministra se reuniu com Lula, no Palácio do Planalto, em um encontro no qual ficou acertada sua saída.

Quem é a nova ministra das Mulheres, Márcia Lopes?

Formada em serviço social, a nova ministra é professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social durante os primeiros mandatos de Lula e, em 2010, na gestão Dilma Rousseff (PT), assumiu a titularidade da pasta.

Ex-vereadora de Londrina, Márcia Lopes concorreu à prefeitura da cidade em 2012 e, nesse pleito, ficou em terceiro lugar. Em 2022, fez parte da equipe de transição do governo Lula na área de assistência social.

Related posts

‘Volto para casa renovado’, diz Bolsonaro ao confirmar alta hospitalar neste domingo

Conta de energia ficará mais cara a partir desta semana

Hugo Motta anuncia que urgência do PL da anistia não será pautada na Câmara