36
PMDB e PP marcaram para o próximo dia 17 a eleição para a escolha dos respectivos líderes na Câmara Federal. Dois paraibanos estão nas disputas. No Partido Progressista, o ex-ministro das Cidades, deputado federal Aguinaldo Ribeiro. Na bancada peemedebista o deputado federal Hugo Motta, que no ano passado comandou a CPI da Petrobras.
O PP tem 40 deputados na Câmara Federal. Aguinaldo Ribeiro disputará o posto com o atual líder, deputado federal pernambucano Eduardo da Fonte. Já o PMDB tem 66 deputados federais. Hugo Motta disputa o posto com o deputado carioca Leonardo Picciani, que quer se reeleger líder da bancada.
Os dois candidatos do PP estão sendo cobrados pelos integrantes da bancada a dividir, entre favoráveis e contrários ao processo, as quatro vagas do PP na comissão do impeachment.
Aguinaldo Ribeiro tem como trunfo de sua campanha a aproximação com o Palácio do Planalto. A sigla espera indicar nomes para cargos federais, especialmente na região Nordeste.
Um artigo do estatuto do PP veda a reeleição para liderança. Eduardo da Fonte estaria disposto, inclusive a judicializar o processo para ter direito à disputa.
O presidente da sigla, senador Ciro Nogueira (PP-PI), tentar um acordo entre Aguinaldo e Eduardo. Quer reunir os dois antes do dia 17, para tentar evitar a disputa interna.