Home Geral Profissionais do Hospital de Taperoá participam do curso atualização em acolhimento na ‘Classificação de risco’

Profissionais do Hospital de Taperoá participam do curso atualização em acolhimento na ‘Classificação de risco’

by Redação
0 comment
Desde a implantação da Classificação de Risco em sua emergência, ainda em meados de 2013, o fluxo de ‘circulação desordenada’ na emergência do Hospital Geral de Taperoá deixou de existir. Desde então, os pacientes que se dirigem à unidade, que integra a rede estadual de saúde, são atendidos de acordo com os diferentes graus de necessidades ou sofrimento e não mais de forma impessoal e por ordem de chegada. E para aperfeiçoar ainda mais esse acolhimento e possibilitar que todo o corpo funcional de enfermeiros e técnicos de enfermagem possa ter essa capacidade de identificar se o paciente necessita de atendimento imediato ou não, a direção do HGT promoveu, nesta quinta (13) e sexta-feira (14), o treinamento ‘Atendimento no acolhimento da classificação de risco’.
A facilitadora da capacitação que aconteceu na quinta-feira, à tarde, e nesta sexta-feira, pela manhã, foi a enfermeira Tatiane Dionizio. Todos os 15 Enfermeiros e os 36 Técnicos de Enfermagem da unidade participaram do treinamento. Segundo Tatiane a ‘Classificação de Risco’ é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que avalia o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. “Com a classificação nós avaliamos o paciente logo na sua chegada humanizando e agilizando o atendimento, organizamos melhor o fluxo através da identificação das diversas demandas do usuário e prestamos um melhor serviço na medida em que atendemos não por ordem de chegada, mas pela prioridade e necessidade do paciente”, destaca Tatiane.
Durante o treinamento, os profissionais do HGT reviram conceitos de classificação, protocolos de atendimento e sinais e sintomas que devem ser avaliados nas situações corriqueiras que acontecem na emergência da unidade. “A proposta do treinamento foi deixar aptos esses profissionais, e não apenas as enfermeiras que ficam na emergência, a fazer uma avaliação de risco adequada a cada situação”, afirma Tatiane.
Classificação de risco no HGT
Os pacientes classificados como prioridade Vermelha no Hospital de Taperoá têm atendimento emergencial e devem ser atendidos imediatamente. A classificação Amarela indica uma urgência, cujo atendimento do paciente não pode ultrapassar 15 minutos. Os pacientes classificados como Verde têm pouca necessidade de urgência, com baixo risco de agravo, e devem ser atendidos em até 120 minutos e a cor Azul indica a necessidade de consultas de baixa complexidade, cujo tempo de espera chega até 240 minutos. Para fazer uma identificação adequada caso a caso, os profissionais da classificação de risco avaliam as queixas, os sintomas e os sinais vitais do paciente, tais como, pressão arterial, temperatura, oximetria e glicemia.
Ascom

Você pode gostar

Leave a Comment

CARIRI DA GENTE é um portal de notícias que tem como foco prioritário as informações da região do Cariri paraibano e da Paraíba.

Newsletter

Assine meu boletim informativo para novas postagens no blog, dicas e novas fotos. Vamos nos manter atualizados!

Últimas notícias

@2024 – Todos direitos reservados. Desenvolvido por Paulo Sérgio Filho