48
O Prefeito Jonilton Fernandes tomou posse na tarde desta segunda feira, 18, como Prefeito definitivo de Juazeirinho, após renúncia da médica Carleusa Marques. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença do Presidente do Legislativo Admilson de Pituta e dos vereadores que dão apoio ao governo: Josa do PT, Martins Júnior, Jorge Ramos e Arlete Cabral.
Com a galeria lotada, Jonilton discursou e reafirmou o seu compromisso para continuar lutando de forma incansável para colocar Juazeirinho no caminho do desenvolvimento.
“Após uma conversa com a prefeita Dra. Carleusa e seu esposo e ex-prefeito Dr. Fred no último sábado em sua residência, eles decidiram continuar apoiando o nosso projeto e após decisão de renúncia da Prefeita, resolvi aceitar mais esse desafio. Um desafio, que não é só meu, mas de todos aqueles que acreditam em nossa Juazeirinho”, disse Jonilton que conta com boa aceitação da população do município.
Jonilton já foi vice-prefeito por duas gestões (2009-20012/20013-20015) e agora assume a chefia do Executivo, deixando no passado gestores com os sobrenomes tradicionais de Matias e Marinheiro. O prefeito se transforma assim na nova liderança do município de Juazeirinho, tendo pela frente uma forte disputa à reeleição, o que pode consolidar seu legado político no centenário município.
Professor e filho da terra, Jonilton pertence a uma família simples e vem se destacando desde quando assumiu por duas vezes de forma interina a prefeitura Municipal.
Jonilton firmou diversas parcerias importantes, a exemplo da UEPB, que está desenvolvendo um projeto piloto no município. Também conseguiu em pouco tempo organizar as finanças do município e sanar vários problemas como o parcelamento do Instituto de Previdência, pendencia essa que estava prejudicando o município em firmar convênios.
Na sua passagem pela chefia do executivo, Jonilton assinou várias ordens de serviço como o sistema simplificado de água para a comunidade do Massapê, a construção da pracinha do Frei Damião, a passagem que liga a Rua Carmem Veronica com a Bela Vista, construiu a Praça no Distrito de Ipueiras, adquiriu um veículo para a saúde, perfurou vários poços e autorizou a melhoria nas estradas e limpeza de pequenos barreiros; entregou fardamento para a vigilância em saúde e garis, bem como aquisição de material permanente para os serviços de saúde.
Recentemente, ele foi eleito Presidente do Consorcio Intermunicipal de Sustentabilidade São Saruê.
Jonilton garantiu que vai manter a mesma equipe de governo, da qual já recebeu vários elogios e teve grande aceitação da população desde quando começou o governo de forma interina.
Reação da Oposição
A oposição, que inclusive mantém a maioria dos vereadores na Casa Legislativa, não participou da solenidade de posse do prefeito Jonilton Fernandes (PSB). A oposição já prepara uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades em processos licitatórios realizados pela gestão de Jonilton.
Além disso, informações divulgadas pelo radialista Heleno Lima dão conta de que os opositores de Jonilton têm em mãos documentos capazes de comprometer o prefeito e um processo contra ele deve ser aberto nos próximos dias por improbidade administrativa.
De acordo com o que foi apurado e divulgado, Jonilton teria acumulado os cargos de prefeito com um emprego no Senai e recebido os dois salários o que seria improbidade administrativa.
Com a CPI e o processo em andamento, a oposição de Juazeirinho pedirá que a Câmara Municipal afaste o prefeito de suas funções e o presidente do legislativo, Admilson de Pituta (PSD), assuma o comando do município interinamente.
Festa da posse
Pouco após a sessão que deu posse ao novo prefeito de Juazeirinho, correligionários saíram às ruas em carreata improvisada que levou a frente o novo gestor. Nas redes sociais, foi perceptível o entusiasmo da população de Juazeirinho, que até agradeceu a prefeita Carleusa pelo ato de grandeza em repassar o cargo ao vice-prefeito.
Alguns correligionários históricos do ex-prefeito Fred Marinheiro, entretanto, criticaram a renúncia de Carleusa, mas foram visivelmente minoria.
CARIRI DA GENTE
De Olho no Cariri