40
Foram iniciadas na manhã desta última quarta-feira (22), no Cariri Paraibano, as gravações do documentário “O Fole Roncou”. O documentário é coordenado pelo diretor cinematográfico pelo João Paulo Gregório e apoio de cineastas paraibanos e Norte-rio-grandenses.
Na quarta-feira (22) pela manhã, a equipe gravou no Sítio Sucuru, distrito de Serra Branca/PB. Logo após, foi à vez do cantor e tocador Josinaldo José, em Santa Luzia do Cariri, também distrito de Serra Branca/PB.
Já nesta quinta-feira (23), na cidade de Sumé, a equipe gravou com o tocador Zé Moacir, na Fazenda Pai Chico, município de Sumé/PB. No período da tarde, foi à vez de Cidinho de Camalaú onde o artista pode mostrar seu talento para os idealizadores do curta-metragem. Dentro do projeto, ainda consta a cidade São José dos Cordeiros.
João Paulo Gregório disse que nesta sexta-feira (24) pela manhã estará no sítio Sussuarana, em Serra Branca e a tarde estará em São José dos Cordeiros. Encerrando as gravações, no sábado pela manhã será a vez da feira livre de Serra Branca, e por fim, à tarde no Sítio Capoeira.
O projeto visa além de valorizar o artista tocador de fole, realizar um encontro de tocadores de fole para a apresentação em um local a ser agendado da obra audiovisual, visando contribuir para a divulgação e o conhecimento deste instrumento e de seus tocadores.
“O objetivo do filme é mostrar um pouco da cultura do fole e resgatar nomes de pessoas que fizeram parte da história tocando fole de oito baixos, a exemplo em Sumé, dos saudosos Zé Rodrigues e o Júlio Preto. O filme o fole Roncou retratará um pouco da cultura do fole de oito baixos em nossa região”, finalizou João Paulo Gregório.
Cariri em Ação