47
Serra Branca é um dos 39 municípios paraibanos selecionados para ser pólo do cursinho pré-vestibular do Estado (PBVEST) que tem se destacado por aprovar estudantes de baixa renda nas melhores universidades da região.
Na região do Cariri, os municípios de Monteiro, Sumé, Taperoá e Soledade também terão pólos presenciais do PBVEST que tem se destacado pelo alto índice de aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEN). Em Serra Branca, o PBVest funcionará com 100 vagas para estudantes da região na Escola Estadual Senador José Gaudêncio com aulas todos os sábados das 7h30 às 12h30.
Após correr risco de ficar sem o cursinho PBVEST por ter obtido um dos piores desempenhos na Paraíba no ano passado, o assessor de imprensa do governador do Estado, o jornalista Clóvis Gaião, conseguiu agir junto ao coordenador do projeto, professor Américo Falcone e o secretário de Educação do Estado, Aléssio Trindade, e incluir o município como um dos pólos do projeto como demonstra o edital publicado neste sábado (7) no Diário Oficial do Estado.
A secretária de Educação do Estado também promoveu mudanças na equipe do PBVEST e os estudante do 3º ano do ensino médio de Serra Branca e municípios vizinhos terão acesso ao cursinho gratuito e com material didático disponível no site www.pbvest.pb.gov.br.
“Esse é um curso pré-vestibular gratuito que dá chance aos estudantes de baixa renda de aprender com os melhores professores do Estado e com um material de ótima qualidade. Significa para muitos a chance de disputar o acesso nas universidades públicas com quem pode pagar um cursinho pré-vestibular. Não seria justo que estudantes de Serra Branca e região perdessem esse instrumento de inclusão social”, comentou o jornalista Clóvis Gaião.
Inscrições- As inscrições estarão abertas até o dia 19 de março e podem ser feitas no site do PBVEST onde o aluno deve preencher um cadastro e imprimir um recibo para o controle do recebimento do material didático na escola Senador José Gaudêncio. Mais informações podem ser obtidas com a coordenadora do programa, Jacira Ribeiro ou no edital http://static.paraiba.pb.gov.br/2015/03/Diario-Oficial-07-03-2015.pdf
As aulas ocorrerão aos sábados, no período de 21 de março a 8 de novembro, das 7h30 às 12h30, e a qualquer tempo os alunos terão direito de participar do curso. Segundo o coordenador estadual do PBVest, Américo Falcone, o curso tem o objetivo de reforçar e ampliar os conhecimentos dos alunos que pretendam concorrer às vagas dos cursos de graduação através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou de outros processos seletivos.