27
Aconteceu na tarde de quinta-feira (05), uma reunião para definir a problemática dos animais de rua do município de Sumé. Participaram do encontro o prefeito de Sumé doutor Neto, o vice-prefeito Éden Duarte, o secretário de Saúde Antônio Carlos Sarmento, o secretário de Serviços Urbanos Gilvan Gonçalves e o veterinário Ricardo Morato.
Durante a reunião ficou definido que será cumprido o Código de Postura do Município, que diz que os animais serão aprendidos e mantidos em locais de responsabilidade da Prefeitura Municipal.
Os animais produtivos (jumento, vacas e outros) serão aprendidos e mantidos com tratamento e alimentação por um prazo de sete dias, caso os donos não os procurem, os mesmos serão leiloados.
Os demais animais, cachorros e gatos, serão aprendidos e terão os cuidados necessários, caso os donos não os resgatem, os mesmos passarão por sacrifício no prazo de sete dias.
De acordo com o prefeito Neto, já foi acertado preliminarmente com um funcionário da Fundação Nacional de Saúde, que tem os conhecimentos necessários, para fazer o sacrifício sem sofrimento para os animais.
O secretário de Saúde, Antônio Carlos Sarmento, destacou a importância da reunião e principalmente os encaminhamentos, porque essa é uma problemática que vem sendo discutida a algum tempo, de acordo com ele, as decisões tomadas irão proporcionar bem estar e saúde à população sumeense.
A medida tomada pelo órgão público virou polêmica na cidade, e maioria dos sumeenses são contrário a decisão.
Rodolfo Silva