Home Cariri Vereadores de São João do Cariri debatem situação do Hospital da cidade

Vereadores de São João do Cariri debatem situação do Hospital da cidade

by Redação
0 comment
A Câmara de Vereadores de São João do Cariri com a presidência de José Helder Trajano se reuniu extraordinariamente nesta sexta-feira (27) para discutir assuntos relacionados à crise pela qual vem passando a Fundação Hospitalar Vandilo Brito no município, bem como, assuntos relacionados à saúde do município.

Para a reunião, foram convocados o diretor da Fundação Hospitalar Vandilo Brito, Josedi Pereira de Araújo e a Secretária de Saúde de São João do Cariri, Ivonete Barros Maciel.

Para Josedi, a Fundação só está fechada por falta de recurso através de um convênio firmado com o Governo da Paraíba. Ele argumenta, que quando o ex-deputado Pedro Medeiros atuava, o município era bem assistindo e os recursos chegavam e a fundação funcionava e podia atender a população do município, mesmo que com carência ainda. Segundo ele, o problema é em todo país, mas em São João do Cariri as forças políticas devem se unir para fortalecer e reabrir a instituição.

A direção comentou que em 25 de janeiro deste ano soube que o Governo do Estado não tinha renovado o convênio e por conta disso não haveria condição de permanecer funcionando sem recurso oriundo através deste convênio. Ele acusa o Governo Estadual por não liberar mais recursos para a instituição. Portanto, ele reuniu a equipe para repassar as informações de que não teria como oferecer os serviços por conta da falta de recursos.

Josedi comentou na tribuna, que os recursos que vinham para a fundação agora seriam transferidos para a prefeitura municipal para atender serviços de média e alta complexidade e ambulatorial. A partir daí, a direção da entidade procurou o prefeito Marcone Medeiros para repassar a informação de que os recursos estariam sendo transferido para o município. De acordo com Josedi, o prefeito disse que não tinha nenhum interesse de fechar a fundação que servia a população, mas de forma contrária, acabou não repassando os recursos suficientes para dar continuidade ao funcionamento da Fundação Hospitalar do município. O prefeito só queria repassar apenas 13 mil reais, que conforme as despesas da entidade chegavam a quase 40 mil reais de despesas operacionais.

O diretor pediu o apoio de todos os parlamentares para ajudar e com a volta dos serviços na instituição.

Já a secretária de Saúde Ivonete Barros Maciel disse que não tinha conhecimento da real situação da fundação e que a partir de agora tentaria junto com o prefeito uma forma de contribuir para o retorno da fundação.

Logo após, o presidente Helder Trajano pediu aos vereadores para fazerem seus questionamentos. O primeiro a falar foi o vereador Hélio Morais, autor da propositura. Ele comentou que a preocupação é grande e pediu para que todos se unissem para ajudar a entidade que já tinha salvado muita gente do município.

O vereador Francisco Júnior disse que os vereadores de São João do Cariri estavam de parabéns por trazer a discussão um tema tão importante para o município. Ele disse que o problema vem desde a gestão do prefeito Josete, onde foram doados em 1996 todo prédio e equipamentos para a fundação. Em relação ao atual diretor da fundação, Francisco chegou a isentá-lo pela culpa do problema, mas lamentou a postura da prefeitura em relação à situação da entidade filantrópica.

Cariri em Ação 

Você pode gostar

Leave a Comment

CARIRI DA GENTE é um portal de notícias que tem como foco prioritário as informações da região do Cariri paraibano e da Paraíba.

Newsletter

Assine meu boletim informativo para novas postagens no blog, dicas e novas fotos. Vamos nos manter atualizados!

Últimas notícias

@2024 – Todos direitos reservados. Desenvolvido por Paulo Sérgio Filho