39
A Câmara de Vereadores de São João do Cariri se reuniu nesta sexta-feira (20) para dar continuidade aos trabalhos legislativos na Casa Joaquim Tavares de Lucena. O presidente Helder Trajano deu inicio aos trabalhos fazendo a leitura da ata da última reunião. Logo após, o presidente Helder apresentou as proposituras apresentadas pelos vereadores.
Inicialmente, o vereador José Robson solicitou providências em relação à falta de medicamentos nos postos de saúde de Uruçu e Poço das Pedras, na zona rural do município. Segundo Robson, várias pessoas foram buscar medicamentos e não conseguiram porque a medicação estava em falta. Ele denunciou que nem ao menos uma dipirona as pessoas encontra nos postos.
Em relação ao problema da falta de medicamentos, o vereador Hélio Morais sugeriu que o vereador Robson, autor da propositura fizesse um levantamento dos medicamentos que estão em falta, e posteriormente, encaminhasse a Secretária de Saúde para tomar as devidas providências.
Já o vereador Juber de Farias solicitou ao prefeito que colocasse nome na faixada da Escola Nossa Senhora dos Milagres, já que não há uma identificação visual do educandário. Ainda na tribuna o ver. Juber admitiu fazer parte atualmente da base do prefeito Marcone Medeiros, confira entrevista.
O vereador e vice-presidente da Câmara de São João do Cariri, Francisco Júnior, apresentou requerimento para que a Prefeitura de São João do Cariri realizasse concurso público no município.
Francisco Júnior justificou que o pedido é necessário, tendo em vista, que o Tribunal de Contas do Estado está considerando irregular todas às contratações por excepcional interesse público, realizadas por prefeituras paraibanas.
Ainda segundo a propositura, esta prática está acontecendo no município de São João do Cariri, desta forma, para evitar problemas maiores é necessário que seja realizado o concurso público, para sanar tal irregularidade.
Durante a reunião, o vereador Hélio Morais falou de seu requerimento aprovado pela maioria dos vereadores que convoca a secretária de saúde e o diretor da Fundação Hospital do município, onde em uma reunião extraordinária debaterão assuntos relacionados à Fundação Hospital do município. A reunião será sexta-feira dia 27.
Na tribuna
Francisco Júnior agradeceu pela solução referente ao problema do desvio de uma obra que está sendo executada na saída para Parari. Ele disse que a maior preocupação era em relação aos acidentes ocorridos, e principalmente, pelos ônibus escolares que trafegavam naquele desvio. Ele mais uma vez agradeceu dizendo “antes tarde do que nunca”.
Ele ainda falou sobre o Plano Municipal de Educação que deve ser implantado por todos os municípios até julho de 2015. Segundo o parlamentar, o objetivo é que todas as cidades desenvolvam de acordo com suas necessidades um documento com metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo, para a educação no município num período de 10 anos. A preocupação de Francisco Júnior foi o debate no âmbito municipal. Ele sugeriu que além dos vereadores de situação, fosse acrescido mais dois vereadores de oposição na comissão que irá debater os temas no município, para melhorar o debate em torno do PNE do município.
Por fim, o presidente Helder lembrou que a reunião extraordinária será realizada na próxima sexta-feira (27).
Com Marivaldo Alcântara