27
As forças de segurança vão informaram nesta sexta-feira (13) que vão disponibilizar mais de 6,2 mil homens entre policiais militares e civis e do Corpo de Bombeiros durante o período carnavalesco em toda a Paraíba, a partir deste sábado (14) até a quarta-feira de Cinzas (18). O planejamento integrado de segurança foi articulado para garantir a tranquilidade dos foliões em mais de 70 cidades do estado.
A Polícia Militar tem mais de 4 mil PMs distribuídos nas 70 cidades, em mais 500 eventos espalhados pelo estado, e, principalmente, nos Litorais Sul e Norte e ainda na região do Sertão. Toda a frota de viaturas ficará à disposição do trabalho policial nas cidades que tiverem realizando os festejos.
A Polícia Civil emprega 900 homens, entre delegados, agentes de investigação e escrivães. Especificamente, 120 policiais civis serão distribuídos nos Litorais Sul e Norte de João Pessoa. As Delegacias Especializadas (Roubos e Furtos, Homicídios, Repressão a Entorpecentes, Atendimento à Mulher, Roubos e Furtos de Veículos, entre outras) funcionarão em regime de plantão em João Pessoa. Em Campina Grande, as especializadas e a Central de Polícia, no bairro do Catolé, ficarão preparadas para o atendimento ao público durante todo o dia e também à noite.
Nos quatros dias do feriadão, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) empregará 1.253 militares e 115 viaturas em todo o Estado. A operação será focada na prevenção aquática, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e busca e salvamento em locais de difícil acesso.
Mais Serviços
O Disque Denúncia (197), que funciona 24 horas, pode ser usado para informação de crimes. A ligação é gratuita e sigilosa. O Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), por meio do número 190, também fica disponível o dia inteiro para a Região Metropolitana de João Pessoa e Litorais Sul e Norte e em todo estado, segundo informou a Segurança.
De acordo com a Secretaria, o folião pode usar ainda a Delegacia Online, pelo endereço:www.delegaciaonline.pb.gov.br, para registros de ocorrências em que não haja violência, como extravios e furtos.