32
O ex-vereador e ex-presidente da Câmara de São Domingos do Cariri, Gersino Joaquim de Andrade, foi condenado em primeira instância pelo juiz da Comarca de Cabaceiras em Ação Civil Pública de prejuízo ao erário do município de São Domingos do Cariri. Gersino foi condenado por ter se utilizado do dinheiro da Câmara de Vereadores para pagar um empréstimo pessoal mesmo depois de ter seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e ter sido afastado das funções parlamentares.
O município de São Domingos do Cariri ingressou com uma Ação Civil Pública por improbidade administrativa do ex-vereador que em 01 de dezembro de 2012 contraiu um empréstimo consignado no valor de R$ 850,67 pelo período de 60 meses e mesmo perdendo o cargo em 17 de agosto do ano seguinte, teve o valor do seu empréstimo pago rigorosamente em dia com o dinheiro da Câmara pelos 4 meses que seguiram no mandado de seu sucessor, o vereador Ednaldo Vitorino da Silva. O pagamento do empréstimo do vereador só cessou após a posse do novo presidente, o vereador Ananias Ferreira, que descobriu o mal uso do dinheiro público.
O Juiz Dr. José Márcio Rocha Galdino em 20 de janeiro de 2015 emitiu sua sentença e decidiu condenar apenas o vereador Gersino Joaquim de Andrade ao ressarcimento de todo o dano causado ao município; uma multa de R$ 6.805,36 e o pagamento das custas do processo.
De Olho no Cariri