28
O novo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado estadual Adriano Galdino (PSB), afirmou nesta segunda-feira (2) que nenhuma sanção administrativa será tomada contra o deputado Tião Gomes, que nesse domingo (1º), durante eleição da Mesa Diretora da Casa puxou as tomadas que conectavam o sistema eletrônico de votação. Para Galdino a atitude do parlamentar foi legítima.
“Não vi nada. Tião [Gomes] não fez absolutamente nada que me permita tomar alguma providência contra ele. Ele apenas desligou o sistema, porque, não só ele, mas todos nós estávamos desconfiados daquele sistema”, justificou.
Um dos motivos que causou confusão durante a eleição da Mesa Diretora foi à forma da votação. Os aliados de Galdino reivindicaram que os votos deveriam ser feitos atrás de cédulas de papel, e não, pelo sistema eletrônico como determina o Regimento Interno da ALPB. Para impedir a votação eletrônica Tião Gomes desconectou a urna da energia e a sessão foi suspensa pelo então presidente, Ricardo Marcelo (PEN), que disputou a eleição.
Segundo Galdino, os 21 deputados que assinaram a lista em apoio a sua candidatura, desconfiavam da lisura do processo de votação eletrônico. “A pergunta que deve ser respondida pelo presidente anterior é por que sábado ele fechou a Assembleia, afastou todos os funcionários da informática da Assembleia e trouxe uma equipe nova para implantar outro programa da votação. Por que não chamou a nós que fizemos parte da outra chapa para acompanhar a instalação deste programa. Por que foi feita desse jeito obscuro?”, questionou.
Portal Correio