17
As dificuldades financeiras enfrentadas pelos Municípios paraibanos neste início de ano levaram 90% dos prefeitos do estado a cancelarem os festejos carnavalesco de fevereiro, segundo informou ao programa Correio Debate (Correio Sat) o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes.
A necessidade de adequação do orçamento com a redução do repasse das verbas do Fundo de Participação dos Municípios (PFM) está entre os motivos que fizeram os prefeitos cancelarem o carnaval.
Os gestores também devem enfrentar problemas financeiros com as mudanças impostas pelo governo federal, como a determinação de que as prefeituras assumam os ativos da iluminação pública e paguem o piso salarial já reajustado dos professores.
De acordo com Tota Guedes, apenas os Municípios em que as festas de Carnaval já viraram tradição, como Cajazeiras, Conde e Lucena, irão realizar os festejos carnavalescos.
“ São poucos Municípios que ainda estão com esse tipo de evento de carnaval. Diante das dificuldades os gestores estão minerando. Eles fizeram uma análise e 90% dos Municípios vão deixar de fazer o carnaval”, disse Tota Guedes.
Portal Correio