51
GURJÃO viveu na tarde noite desta sexta-feira (2), data em que completou 53 anos de Emancipação Política, um momento histórico e muito especial, quando, diante de centenas de pessoas, o prefeito, Ronaldo Queiroz (PSC), promoveu a inauguração da Unidade Mista de Saúde Aristóteles Correia de Queiroz.
Na verdade, a Unida Mista funciona no antigo prédio do hospital da cidade, fundado em 1973 por Aristóteles e que tanto prestígio trouxe a este pequeno município do Cariri paraibano, mas que fora fechado ainda na década de 80.
Ubiratan Queiroz, filho de Aristóteles e que dirigiu o hospital, lembrou dos momentos áureos vividos pelo centro de saúde quando funcionava em todo seu esplendor e servia de referência.
Ubiratan disse em seu discurso que os melhores médicos da Paraíba exerceram suas funções no hospital de Gurjão e que pacientes de Campina Grande e Patos, além de outras cidades, passavam por cirurgias ali.
Por fim, ele agradeceu ao prefeito pela iniciativa em reabrir o hospital, muito embora, a principio, funcione apenas como uma Unidade Mista de Saúde e parabenizou o ex-prefeito, Inácio Alves Caluête pelo apoio dado ao hospital na época em que ele governava o município.
Inácio Caluête, atualmente com 101 anos, também estava presente a inauguração
Porem Ubiratan já se dar por satisfeito e acredita que este é apenas o primeiro e decisivo passo para que essa Unidade passe a funcionar como um hospital de porte pequeno no futuro.
Promessa cumprida
Ao fazer uso da palavra, Ronaldo agradeceu a presença maciça da população ao ato de inauguração e disse que a reabertura do hospital foi um dos 20 compromissos assumidos com os gurjãoenses.
O chefe do executivo agradeceu a parceria com a fundação hospitalar, que cedeu o prédio na forma de comodato e a Câmara de Vereadores, que aprovou o Projeto de Lei (PL) autorizando a parceria.
Ele aproveitou a oportunidade para dizer que seu grande sonho e ver crianças nascendo naquele centro de saúde como aconteceu 40 anos atrás.
Em seguida, ao lado do seu avô, Inácio Caluête, da primeira dama, Angelina Motta, que também é secretária Municipal de assistência social e saúde e demais autoridades presentes, Ronaldo cortou a fita, descerrou a placa e entregou à sociedade este belo presente, uma Unidade Mista totalmente moderna, com equipamentos de última geração, móveis e utensílios novos e portas de vidro.
Ao final, a população aproveitou para visitar a Unidade e todos ficaram deveras felizes com a modernidade do local que é um presente nesta data tão importante, quando Gurjão completa 53 anos de Emancipação Política.
Com Heleno Lima