25
Na Paraíba é assim: quando uma campanha para governador ainda está no segundo turno, as lideranças políticas definem seus apoios para um ou outro candidato já pensando no que podem ganhar no futuro governo e, principalmente, na campanha seguinte para prefeito e vereador. Em 20 municípios do Estado (os maiores colégios eleitorais), a campanha para prefeito em 2016 foi antecipada e andou paralelamente com a de governador no segundo turno.
O resultado das urnas deixou animados muitos prefeitos que vão disputar a reeleição. É que eles foram decisivos na vitória do governador Ricardo Coutinho contra Cássio Cunha Lima. Motivo: o governo tinha trabalhado bem nos municípios e o candidato a governador ganhou o apoio de prefeitos que também estão trabalhando bem. Isso aconteceu em João Pessoa, Bayeux, Patos, Cajazeiras, Itaporanga, Itabaiana e Mamanguape , por exemplo, onde a dobradinha prefeitos/governador deu certo no segundo turno.
Mas em algumas cidades, o governador se apresentava melhor do que os prefeitos. Revoltados porque os gestores municipais não corresponderam às expectativas em dois anos de mandatos, os eleitores deram um recado (ao escolher Ricardo Coutinho), o que para 2016 e fortalece a oposição.
Jornal Correio da Paraíba