35
Contando um belo gol de Diego Souza, o Sport derrotou o Atlético-PR por 1 a 0 neste domingo, na Arena da Baixada, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, e deu um passo importante para evitar o rebaixamento. O goleiro Magrão foi outro destaque do time pernambucano ao defender um pênalti cobrado por Cléo, quando sua equipe já vencia a partida. Os visitantes chegaram aos 44 pontos e abriu vantagem sobre os últimos colocados. Por outro lado, a equipe mandante segue com 46 e continua em uma posição intermediária da tabela de classificação.
Fases do jogo:
A partida começou com o Atlético-PR dominando as principais ações e quase saiu na frente, aos seis. Marcelo cruzou para a área, Marcos Guilherme desviou e Ewerton Páscoa salvou o Sport ao fazer o corte.
Precisando da vitória para se afastar das últimas colocações, o time pernambucano não conseguia encontrar seu melhor jogo e encontrava um sistema defensivo bem armado pelo Atlético-PR. A equipe visitante não conseguia entrar na área adversária e só assustava em cobranças de falta.
Mesmo tendo maior posse de bola, o Atlético-PR não conseguia finalizar com perigo e Magrão tinha pouco trabalho. No fim da etapa, aos 43, o Sport criou a melhor chance quando Mike cabeceou e Weverton defendeu no susto. O primeiro tempo terminou mesmo empatado sem gols.
O segundo tempo começou movimentado e com boas oportunidades. O Sport acabou saindo na frente, aos oito, em um belo gol de Diego Souza. Mike recebeu passe de Joelinton, finalizou cruzado, Weverton defendeu parcialmente e o meia emendou um voleio para deixar sua marca.
Os donos da casa tentaram reagir, mas encontraram pela frente uma equipe recuada na expectativa de aumentar a vantagem em um contra-ataque. A pressão aumentou e Eduardo Baptista fez duas mudanças para melhorar a defesa do Sport. O técnico sacou os atacantes Joelinton e Mike para colocar os volantes Wendel e Augusto, respectivamente.
O Atlético-PR teve um pênalti marcado a seu favor, aos 27, quando Marcelo tentou driblar Danilo e a bola bateu no braço do meio-campo. Cléo cobrou no minuto seguinte e Magrão defendeu para manter a vitória do Sport.
A equipe paranaense continuou buscando o empate, mas o time pernambucano se defendeu com qualidade para manter a vitória e seguir longe da zona de rebaixamento.
O melhor:
Diego Souza. O meio-campo participou das principais jogadas ofensivas do Sport e ainda marcou um belo gol de voleio.
O pior:
Cléo. O atacante esteve longe do atacante com boa presença de área e ainda cobrou mal o pênalti que poderia dar o empate ao Atlético-PR.
Chave do jogo:
O Sport mostrou um sistema defensivo consistente e jogou com a habitual velocidade na frente. A equipe foi pouco ameaçada e ainda mostrou objetividade quando chegou ao ataque.
Para lembrar:
Presença ilustre. O zagueiro Paulo André acompanhou a partida em um dos camarotes da Arena da Baixada. O jogador está no futebol chinês e teve uma passagem pelo Atlético-PR no início de sua carreira.
Próxima rodada. Os dois times voltam a jogar na quarta-feira. O Atlético-PR enfrenta o Santos, às 19h30, na Arena da Baixada. Por outro lado, o Sport visita o Palmeiras, às 22h, na Arena Palestra.
ATLÉTICO-PR 0 x 1 SPORT
Data: 16/11/2014 (domingo)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP)
Cartões amarelos: Gustavo, Cleberson (Atlético-PR); Danilo (Sport)
Gol: Diego Souza, aos oito minutos do segundo tempo
ATLÉTICO-PR
Weverton; Sueliton, Gustavo, Cleberson e Natanael; Deivid, Paulinho Dias (Hernani), Bady (Natan) e Marcos Guilherme (Dellatorre); Cléo e Marcelo
Técnico: Claudinei Oliveira
SPORT
Magrão; Patric, Ewerton Páscoa, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Rithely e Danilo (Igor); Diego Souza, Joelinton (Wendel) e Mike (Augusto)
Técnico: Eduardo Baptista