38
A expressiva votação da presidente Dilma Rousseff (PT) na pequena cidade de Camalaú, no sertão paraibano, chamou a atenção do jornalista Magno Martins, que publicou em seu blog, matéria sobre o que ele intitulou ‘santuários eleitorais do Bolsa Família’.
Em Camalaú, de cada dez eleitores que foram as urnas no último dia 26 de outubro, oitos votaram pela reeleição de petista. O jornalista atribui a massiva votação de Dilma em Camalaú ao programa do Governo Federal que agiria nos dias de hoje como um “coronel” na captação de sufrágios.
A influência do Bolsa Família sobre o voto do eleitor de Camalaú é reconhecido pelas autoridades políticas de Camalaú, a exemplo do prefeito da cidade, Jacino Bezerra, que mesmo sendo do Democratas, afirma garante que na cidade ninguém se desgarrou do governo.
Apesar a cidade ser contemplada com outros benefícios do Governo Federal, o prefeito não nega que a União transfere para o Bolsa-Família, R$ 170 mil, mais da metade do FPM, o Fundo de Participação do Município.
“No mês passado nosso FPM foi de R$ 330 mil”, assegura o gestor.
Confira abaixo vídeo feito em Camalaú, maior votação de Dilma na Paraíba, onde alguns eleitores que recebem o Bolsa Família e ainda moram em casas de taipa. Mesmo assim, o Bolsa Família permite a compra de utensílios como TV e uma moto como meio de transporte.
Nesse outros vídeo, Magno Martins mostra em depoimentos influência do programa Bolsa Família na definição do voto do eleitor de Camalaú.
Roberto Targino – MaisPB